DA REUTERS

Os pedidos de falência no Brasil em 2017 caíram 18,2% ante 2016, enquanto os de recuperação judicial recuaram 23,7% na mesma base, em sinal de retomada da atividade econômica após dois anos de recessão, mostraram dados da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) divulgados nesta terça-feira (9).

As falências efetivamente decretadas, no entanto, subiram 2,9% na comparação anual, e as recuperações deferidas caíram 18,9% no período.

"Passado o período de intensa retração da atividade econômica, as empresas voltam agora a esboçar sinais mais sólidos dos indicadores de solvência, fato que deverá continuar, uma vez que o cenário econômico tem mostrado sinais de recuperação gradual em diversos setores produtivos", informou a Boa Vista SCPC, que atua no segmento de inteligência analítica sobre consumidores e empresas.

Entre as empresas que pediram falência, 93% são de pequeno porte e 44% do setor de serviços, seguido por indústria (30%) e comércio (26%). No caso de recuperação judicial, as empresas de pequeno porte compreendiam 94% dos casos, e a participação do setor de serviços foi de 44%.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.