NATÁLIA PORTINARI
ENVIADA ESPECIAL A LAS VEGAS

Na sua apresentação da feira de eletrônicos CES, nesta terça-feira (9), a Ford anunciou que deve se unir ao setor de serviços com uma "plataforma em nuvem" para carros autônomos.

Os seus parceiros serão o app de mobilidade Lyft, Domino's Pizza, e o serviço de entrega Postmates, rivalizando diretamente com o projeto de carros da Toyota, que envolve Uber e Pizza Hut.

A estratégia das duas empresas foi usar a CES não para propagandear os aspectos técnicos de seus carros autônomos, como já fizeram em anos anteriores, e sim para mostrar como eles podem ser usados para ganhar dinheiro.

O serviço de entrega da Ford já deve funcionar nos próximos meses, e, até 2019, todos os carros produzidos pela montadora terão inteligência artificial com chips da Qualcomm, sejam ou não autônomos.

A empresa chama seu projeto de "Transportation Mobility Cloud" ("nuvem de mobilidade no transporte"). É uma forma de dizer que, além de fabricar os carros, a empresa irá desenvolver uma plataforma para controlar a frota com base em inteligência artificial, interligada com semáforos inteligentes, por exemplo.

O presidente da empresa, Jim Hackett, afirmou que a cidade que deve servir de laboratório para os carros autônomos da Ford será anunciada ainda neste ano.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.