Justiça suspende demissão de professores na Metodista

Crédito: Mateus Bruxel/Folhapress SÃO BERNARDO DO CAMPO, SP, BRASIL, 08-02-2011, 14h: Acesso ao campus da Universidade Metodista de São Paulo pela rua do Sacramento, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Seguranças da instituição de ensino usam câmeras fotográficas para registrar trotes violentos e identificar agressores. (Foto: Mateus Bruxel/Folhapress, COTIDIANO) ***EXCLUSIVO FOLHA***
Acesso ao campus da Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo

DE SÃO PAULO

Na batalha dos sindicatos dos professores contra as demissões realizadas por faculdades em todo o país em dezembro, uma decisão da oitava Vara do Trabalho de São Bernardo do Campo nesta terça-feira (9) suspendeu a dispensa de cerca de 70 profissionais na Metodista.

A decisão foi considerada uma vitória pelo Sinpro ABC, o sindicato local, mas não atendeu integralmente o pedido dos professores, que era a reintegração das vagas para que pudessem retornar ao trabalho no início do primeiro semestre deste ano.

"O pedido era a reintegração. Mas mesmo assim foi uma vitória. A Metodista vai ter cinco dias para justificar a medida", afirma José Maggio, presidente do Sinpro ABC, que atribui a dispensa à reforma trabalhista, diferentemente do que aponta a instituição, que justifica questões financeiras.

Procurada, a Metodista respondeu, em nota, que "até o presente momento não foi intimada oficialmente pelo Poder Judiciário a respeito do processo em referência e quando intimada se pronunciará sobre o caso".

A instituição não foi a única que demitiu em grande quantidade. O caso mais ruidoso foi o da Estácio, que demitiu 1.200 professores em dezembro, também com idas e vindas na Justiça.

Houve demissões em em escolas como Cásper Líbero, Anhembi Morumbi, Uniritter, Mackenzie e outros.

Nesta segunda-feira (8), uma decisão de Ives Gandra, presidente do Tribunal Superior do Trabalho e um dos defensores da reforma trabalhista, suspendeu uma liminar que em dezembro barrou as demissões da Uniritter.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.