Rodrigo Zeidan estreia coluna quinzenal em 'Mercado'

Crédito: Divulgação
O economista Rodrigo Zeidan, novo colunista de 'Mercado'

DE SÃO PAULO

O economista Rodrigo Zeidan, 42, passa a assinar, a partir deste sábado (13), coluna quinzenal em "Mercado".

Doutor em economia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Zeidan é professor associado da New York University Shanghai (China), da Copenhagen Business School (Dinamarca) e da Fundação Dom Cabral.

Em 2017, o economista escreveu uma série de 15 artigos para a Folha intitulada "Paradoxos da China", na qual comparava o país asiático com o Brasil em aspectos sociais, políticos e econômicos.

Zeidan diz que o objetivo da nova coluna é mostrar exemplos de políticas públicas do mundo e as lições que podemos tirar delas.

"De certa forma, a ideia seria expandir o que fiz para a China para o resto do mundo", diz. "O que pretendo com a série é fazer com que o leitor passeie pelo mundo, com uma narrativa coesa."

Para isso, ele parte das ideias de que sociedades evoluem e que reformas são centrais no processo. Nesse sentido, experiências internacionais poderiam servir de base para mudar o Brasil, diz.

Zeidan tem estudado políticas públicas em diversos países para o livro "Economia dos Negócios Globais", que será publicado neste ano pela MIT Press.

Ele também é autor de "O Modelo Dinâmico de Gestão Financeira" (2015), "Vida de Rico Sem Patrimônio" (2015) e "Os Problemas da Educação no Brasil: Diagnósticos e Propostas de Solução" (2016).

O economista também presta serviços de consultoria e ensino para empresas, como Kraft Foods e Vale.

Zeidan substitui o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), que deixa de escrever respeitando regra da Folha, pois será candidato ao governo de Goiás.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.