Ingvar Kamprad, fundador da rede Ikea, morre aos 91 anos na Suécia

Crédito: Ikea/Divulgação (FILES) This file photo taken on August 6, 2002 shows Ikea founder Ingvar Kamprad posing outside the furniture giants headquarters in Almhult, southern Sweden. Ingvar Kamprad, the enigmatic founder of Swedish furniture giant IKEA, died aged 91 on Sunday, the company said. / AFP PHOTO / Claudio BRESCIANI
Ingvar Kamprad, fundador da rede IKEA, posa para foto em frente a matriz da companhia, em Almhult (Suécia)

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O fundador da rede de móveis sueca Ikea, Ingvar Kamprad, faleceu neste sábado (27) aos 91 anos, informou a empresa.

"Um dos maiores empresários do século 20, Ingvar Kamprad, morreu pacificamente, em sua casa em Småland, na Suécia, no dia 27 de janeiro", afirmou a empresa, através de seu site oficial e Twitter.

Kamprad fundou a Ikea em 1943, quando tinha apenas 17 anos, mas não havia chegado ao sucesso até 1956, quando a empresa foi pioneira no pacote de embalagens.

Ele percebeu a ideia enquanto observava um empregado tirar as pernas de uma mesa para encaixá-la no carro de um cliente e notou que salvar espaço significava economizar dinheiro.

A rede Ikea possui lojas em 49 países e sua receita anual é de certa de 50 bilhões de euros (US$ 62 bilhões) em receitas anuais.

ORIGENS

Nascido em 30 de março de 1926, no sul da Suécia, Kamprad começou a vender fósforos aos vizinhos aos cinco anos de idade e logo diversificou seu negócio ao incluir decorações de árvores de Natal, lápis e bolinhas.

Kamprad começou a anunciar em jornais locais e a operar um catálogo de pedidos por correio improvisado. Ele distribuía seus produtos através da van de leite.

Em 1950, Kamprad introduziu mobiliário no seu catálogo. O mobiliário era produzido por fabricantes locais que viviam em áreas rurais, próximos a sua casa. Após a resposta positiva com a venda de móveis, ele decidiu interromper a venda de todos os outros produtos e se concentrar em móveis de baixo preço.

Desde então, o conceito Ikea –mantendo os preços baixos, permitindo que os clientes agrupem os próprios móveis– oferece mobiliário doméstico acessível em lojas de todo o mundo.

Crédito: Yves Herman/REUTERS Gigante de móveis Ikea vai pagar US$ 50 milhões em casos de morte por cômodas nos EUA
Gigante de móveis Ikea

VIDA SIMPLES

Kamprad formou o nome da empresa de suas próprias iniciais e as primeiras letras da fazenda familiar, Elmtaryd, e a paróquia de Agunnaryd. A Ikea está localizada no coração de Småland, uma província florestal, cuja gente é conhecida na Suécia por sua economia e engenhosidade. Kamprad possuía ambos.

"Ingvar Kamprad era um grande empreendedor –trabalhador e teimoso, com muito calor e brilho nos olhos", disse a empresa.

Seu nome apareceu frequentemente nas listas dos homens mais ricos do mundo, mas nunca adotou o estilo de vida de um magnata. Ele dirigia um modesto Volvo e se vestia sem pretensão.

Em um livro de 1998 que foi co-autor da história da Ikea, descreveu seu hábito de visitar mercados de rua de vegetais antes de fecharem o dia, na esperança de obter um preço melhor em seus produtos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.