Cade aprova compra da Itambé pelo grupo francês Lactalis

Crédito: Reprodução Francesa Lactalis compra laticínio mineiro Itambé
Francesa Lactalis compra laticínio mineiro Itambé

DE SÃO PAULO

A compra da Itambé pela francesa Lactalis foi aprovada sem restrições pela superintendência-geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (30).

Caso não haja recursos, a Lactalis se tornará a dona da Itambé após vencer o prazo de 15 dias.

O laticínio mineiro, que pertencia à CCPR (Cooperativa de Produtores de Leite de Minas Gerais), foi vendido ao grupo francês em dezembro.

O valor da transação não foi divulgado, mas estima-se que seja de cerca de R$ 2 bilhões –acima dos R$ 1,4 bilhão oferecidos pelos mexicanos da Lala, que também tentavam comprar a Itambé.

A operação, porém, passa por questionamento judicial por parte da Vigor, que era dona de 50% da Itambé até o início de dezembro, quando a CCPR exerceu seu direito de preferência de compra e ficou com 100% do laticínio mineiro –o que foi feito com aprovação do Cade.

No dia seguinte à aquisição dos 50%, porém, a CCPR anunciou o acordo de venda da totalidade da Itambé para a francesa Lactalis, uma movimentação que a Vigor considerou como violação do acordo de acionistas, conforme o pedido de liminar aceito pelo juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi, da 1ª Vara Empresarial de São Paulo, duas semanas após o anúncio.

A CCPR recorreu, mas a decisão liminar de suspensão da venda foi mantida pelo desembargados do Tribunal de Justiça paulista.

A Vigor havia entrado como terceiro interessado no processo do Cade.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.