A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pretende lançar no segundo semestre deste ano edital de licitação da faixa nacional de 700 MHz, para serviço móvel de quarta geração, que ficou sem interessados em leilão realizado em 2014, disse nesta quarta-feira o presidente do órgão regulador, Juarez Quadros.
Segundo Quadros, o tema foi discutido em reunião nesta tarde com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia, mas ainda não se tem uma avaliação do preço que custará a licença.
Quadros destacou que a licença é nacional e pode atrair o interesse tanto de uma operadora já instalada no país como de uma nova.
No leilão de 2014, Claro, TIM e Vivo arremataram licenças de 4G na faixa de 700 MHz.
Quadros disse que também tratou com Guardia sobre uma operação conjunta a ser realizada ainda este ano, envolvendo Anatel, Receita Federal, Polícia Federal e outros órgãos de Estado, para combate à pirataria de telefones celulares.
"Hoje há uma entrada de aparelhos piratas no país, além dos que permitem a clonagem", disse Quadros a jornalistas após deixar o Ministério da Fazenda.
Também nesta quarta-feira, a Anatel adiou para o dia 22 deste mês reunião que estava marcada para a próxima quinta-feira, na qual seu conselho diretor vai deliberar sobre o processo de acompanhamento especial do grupo em recuperação judicial Oi.
Segundo Juarez, o conselho precisa deliberar sobre o caso, que inclui até a possibilidade de um pedido de caducidade da concessão, mesmo depois dos credores da companhia já terem aprovado o plano de recuperação da empresa no final do ano passado.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.