Chegada da Apple agita mercado de pagamento por aproximação

Samsung e Google já operam no Brasil sistema de transação pelo celular

Pessoa segura celular na frente de maquininha de pagamento
Sistema Apple Pay usado em loja da Disney em Glendale - Disney Store/AP
Daniel Camargos
São Paulo

O anúncio da estreia do Apple Pay no Brasil movimenta o mercado de pagamento por aproximação. O sistema da Apple funciona nos Estados Unidos desde 2014 e chega ao país com atraso, depois de concorrentes como Android Pay e Samsung Pay.

Para funcionar, tanto o celular quanto a maquininha precisam ter NFC (Near Field Communication), tecnologia que permite comunicação sem fio e troca de informações entre dois aparelhos próximos. Assim, é possível pagar compras com o smartphone ou o relógio inteligente e dispensar o cartão de plástico.

Bradesco, Banco do Brasil, Caixa e Santander já oferecem a tecnologia via Android, Samsung Pay ou aplicativos próprios. Alguns bancos já aprimoraram a tecnologia e têm pulseiras e adesivos que fazem às vezes do cartão.

O Itaú Unibanco, que tem apenas um projeto-piloto de pagamento via NFC, será o pioneiro no uso do Apple Pay.

O anúncio que a Apple trará o sistema para o Brasil foi feito pelo presidente da empresa, Tim Cook, no início do mês, ao divulgar o balanço da gigante da tecnologia.

O Apple Pay está disponível em 20 países, e o Brasil será o primeiro na América Latina a recebê-lo.

A Apple carrega o fetiche da marca, mas o mercado brasileiro de celulares é dominado por Android (93,2%) ante 6,3% do iOS, de acordo com dados da Kantar Worldpanel.

De olho nesse filão, o Google lançou o Android Pay no Brasil em novembro, mas já prepara mudança, pois anunciou que irá unir o aplicativo ao Pagar com Google, lançado em outubro.

A partir da fusão, o sistema passará a chamar Google Pay. A mudança estará disponível para os brasileiros nos próximos dias.

O Android Pay é um aplicativo que habilita o pagamento por aproximação. Após baixar o programa, o cliente seleciona a bandeira do cartão de crédito e um dos bancos credenciados.

Na hora de pagar, o consumidor informa ao caixa que deseja pagar com o celular e aproxima o aparelho da máquina de cartão.

Já o Pagar com Google (ou Google Wallet, em inglês) é um sistema que permite compras on-line vinculando os cartões de crédito a uma conta no Google.

TICKET-REFEIÇÃO

A Samsung também se movimentou. Cinco dias após o anúncio da Apple, a empresa, pioneira em pagamentos por aproximação no país, informou que o Samsung Pay passou a ser compatível também com cartões-alimentação, refeição e cultura.

Além do NFC, a Samsung desenvolveu outra tecnologia chamada de MST (Magnetic Secure Transmission), que emula um cartão e é capaz de funcionar em todas as máquinas, mesmo as que não estejam preparadas para o NFC.

"Esse tipo de pagamento vai fazer parte do dia a dia, e cada vez menos as pessoas terão a obrigação de usar o cartão físico", diz o gerente sênior de produtos da área de dispositivos móveis da Samsung Brasil, Renato Citrini.

ACEITAÇÃO

O Santander começou a usar a tecnologia com o Samsung Pay, em julho de 2016.

O diretor de cartões do banco, Rodrigo Cury, estima que 75% das máquinas de pagamento no Brasil já aceitem a tecnologia NFC.

Os dados mais recentes divulgados pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), em março de 2017, apontavam que 60% das máquinas habilitados para a tecnologia.

Além do pagamento via aplicativos, o Santander tem outras duas opções: uma pulseirinha e um adesivo.

"Quando comecei a usar, tinha vendedor que pensava que era fraude, mas ainda tem muita gente que não sabe operar a maquininha."

Cury destaca que é preciso educar os operadores das máquinas, como vendedores e garçons, para a tecnologia emplacar de vez.


COMO FUNCIONAM OS PRINCIPAIS APLICATIVOS

O QUE É A CARTEIRA DIGITAL

1) O consumidor deve ter seus cartões --de crédito e débito e vales, como alimentação e cultura-- cadastrados no aplicativo

2) O pagamento é feito ao aproximar o smartphone da máquina de cartão

3) Os celulares devem ter tecnologia NFC; a Samsung tem também a MST, que emula um cartão magnético e permite o uso em todas as máquinas

APPLE PAY

Quando chega: neste ano

Bancos cadastrados: Itaú Unibanco, por enquanto

Com que funciona: com iPhone e Apple Watch

Como a compra é confirmada: por autenticação pelo sensor biométrico do celular ou relógio inteligente

ANDROID PAY

Quando chegou: em novembro de 2017

Bancos cadastrados: BB, Caixa e Banco Neon, além dos cartões Visa e Porto Seguro

Como funciona: em smartphones com aplicativo Android Pay e sistema operacional KitKat 4.4 ou superior

Como a compra é confirmada: com o desbloqueio do celular

SAMSUNG PAY

Quando chegou: em julho de 2016

Bancos cadastrados: Bradesco, BB, Caixa, Banrisul, Santander, Neon, Banco Inter, Brasil Pré-Pagos e Porto Seguro  além das bandeiras Visa, MasterCard 

Como funciona: com os aparelhos Samsung compatíveis com o serviço

Como a compra é confirmada: com o desbloqueio do celular, autenticação pelo sensor biométrico, scanner de íris ou senha.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.