Descrição de chapéu mídia jornalismo

Fox garante independência da Sky News para aprovar aquisição

Reguladores britânicos temem influência de empresa de Murdoch em notícias

O magnata Rupert Murdoch, dono da Fox - Reuters
Reuters

A Twenty-First Century Fox, de Rupert Murdoch, informou nesta segunda-feira (12) que se comprometeria a manter a Sky News no Reino Unido por pelo menos cinco anos e estabeleceria um conselho independente para tentar garantir a aquisição da operadora de televisão por assinatura Sky.

O regulador da concorrência britânico informou no mês passado que o acordo da Fox, de US$ 15,7 bilhões (R$ 51,6 bilhões), para comprar 61% da Sky poderia ser bloqueado, a menos que fosse encontrada uma maneira de evitar que Murdoch influenciasse a produção de notícias da Sky.

A Fox contestou a avaliação do regulador, dizendo que se baseava em vários erros legais e factuais. No entanto, informou que criaria uma espécie de muro em torno do canal de notícias de 24 horas para minimizar as preocupações da autoridade.

"O efeito combinado (das medidas) propostas é que não pode haver circunstâncias em que, após a transação, a família Murdoch possa influenciar, direta ou indiretamente, a linha editorial ou política de Sky News", informou a empresa.

A 21st Century Fox firmou em dezembro de 2016 um acordo para comprar a parcela da Sky que ainda não detém, reacendendo uma disputa política no Reino Unido sobre a influência que o magnata exerce por meio dos jornais "Sun" e "Times" e sua participação na Sky, maior plataforma de TV paga.

O governo britânico, que tomará uma decisão final sobre o acordo, pediu à Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) que julgue se Murdoch tem muita influência no Reino Unido e se defende os padrões televisivos.

"Nós averiguamos provisoriamente que, se a fusão Fox/Sky seguir em frente conforme proposto, vai contra o interesse público", disse  Anne Lambert, da CMA, em janeiro.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.