Morre Julio Ribeiro, fundador da agência de publicidade Talent

A empresa criou campanhas como "Não é assim uma Brastemp" e "Tipo Net"

Morre Julio Ribeiro, fundador da agência de publicidade Talent
Morre Julio Ribeiro, fundador da agência de publicidade Talent - Gabriel Cabral/Folhapress
São Paulo

Considerado um dos grandes nomes da publicidade brasileira, o publicitário Julio Ribeiro morreu na madrugada desta sexta-feira (2), vítima de um AVC, aos 84 anos.

O enterro será realizado na tarde desta sexta, no Cemitério de Morumby.

O publicitário deixa a mulher, Téa, o filho, Julio Conte, a filha, Silvia.

Ribeiro cursou Direito na USP e chegou a trabalhar em escritórios de advocacia. 

Em 1958, porém, conseguiu uma apresentação na agência McCann-Erickson. Saiu de lá com emprego e, desde então, não largou a propaganda. 

Depois disso, o publicitário passou pela Denison, Alcântara Machado e pela MPM --de onde saiu para abrir, em 1980, a Talent (atual Talent Marcel).  

Sob o comando de Ribeiro, a agência criou campanhas como "Bonita camisa Fernandinho", "Não é assim uma Brastemp", "Tipo Net" e "Pergunta lá no Posto Ipiranga".  

Ao longo de sua carreira, ele recebeu sete prêmios Caboré, um dos principais da publicidade, como agência, planejamento e dirigente. 

 Em 2010, parte da Talent foi vendida ao grupo francês Publicis. Ribeiro permaneceu na empresa ainda por alguns anos, até sua saída oficial, em 2014. 

No ano seguinte, voltou a empreender e abriu a JRP Propaganda, ao lado de Roberto Lautert.  

Em sua página pessoal, Lautert lamentou a morte do sócio: "Perdemos o Julio. Mas também ganhamos ele pra sempre nas nossas melhores lembranças, seja no plano profissional ou no pessoal." 

A Talent também postou em sua rede social uma nota: "Nós, colegas de Julio Ribeiro na Talent, lamentamos profundamente o seu falecimento. Júlio é um dos pilares de um mercado publicitário sério, especialista, ético e criativo no Brasil. Suas palavras e atos serão ouvidos para sempre. Orgulho e saudades de você, Julio".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.