Descrição de chapéu Vale

Produção de minério da Vale sobe 5,1% em 2017

Empresa atingiu recorde de 366,5 milhões de toneladas

Caminhos abertos em morro de "terra" para extração de minério
Local de 'cava' para extração de minério na cidade de Tapira, em Minas - Ricardo Borges/Folhapress
Rio de Janeiro | Reuters

A produção de minério de ferro da Vale subiu 5,1% no ano passado e atingiu um recorde de 366,5 milhões de toneladas, enquanto as vendas sofreram uma leve queda, diante da estratégia da empresa de elevar margens reduzindo a oferta de menor qualidade.

Em relatório publicado nesta sexta-feira (16), a mineradora pontuou que os números foram puxados pelo crescimento da produção do seu maior projeto de minério de ferro, o S11D, no Pará, e também por uma maior produção na unidade Conceição 1, no Sistema Sudeste.

Entretanto, a maior produtora global de minério de ferro revelou que as vendas da commodity em 2017 caíram 0,7% ante 2016, para 291,329 milhões de toneladas, enquanto os volumes misturados ("blendagem") em suas operações na Ásia cresceram.

O relatório de produção antecede o relatório de desempenho financeiro referente ao quarto trimestre de 2017, previsto para o dia 27, após o fechamento dos mercados.

"Enquanto a Vale aumenta o foco na qualidade, esperamos que tenha um efeito positivo nos preços realizados no quatro trimestre", disseram analistas do JPMorgan, em relatório enviado a clientes.

Analistas de mercado classificaram os resultados apresentados pela empresa como fortes, destacando que vieram em linha com o esperado pela companhia.

Para 2018, a empresa reafirmou a previsão de produção em torno de 390 milhões de toneladas.

As exportações anuais de minério de ferro e pelotas do Brasil totalizaram 335,5 milhões de toneladas em 2017, 17,1 milhões de toneladas a mais do que em 2016, principalmente devido à maior produção no Sistema Norte.

O Sistema Norte teve produção recorde de 169,2 milhões de toneladas em 2017, alta de 14,2% ante o ano anterior, devido ao crescimento da mina e planta de S11D.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.