Descrição de chapéu Facebook

Reino Unido quer tributar faturamento das 'big tecs'

Grandes companhias como o Facebook e o Google terão de pagar imposto sobre faturamento

Logos de Google, Apple, Facebook e Amazon em Hédé-Bazouges, na França
Logos de Google, Apple, Facebook e Amazon em Hédé-Bazouges, na França - Damien Meyer/AFP

Grandes companhias de tecnologia como o Facebook e o Google terão de encarar um imposto sobre seu faturamento no Reino Unido.

Mel Stride, secretário financeiro do Tesouro, disse em entrevista à rede de TV pública britânica BBC que o governo do Reino Unido queria "avançar para uma situação na qual tributaremos de maneira justa essas atividades [das grandes empresas digitais]".

"[As plataformas digitais com muitos usuários] estão movimentando muito valor, e por isso estamos contemplando plataformas de mídia social, mercados on-line, serviços de busca na internet --atividades que no momento não estão sendo tributadas de forma justa."

Os comentários surgem três semanas depois de uma consulta do governo britânico sobre possíveis mudanças na tributação da economia digital ser encerrada.

O objetivo da consulta era tratar dos temores duradouros de que grandes empresas de internet, como Amazon, Facebook e Google, não paguem impostos suficientes, depois de uma série de escândalos relacionados aos esforços dessas empresas para evitar tributação.

Stride disse que um imposto sobre o faturamento era "o caminho potencialmente preferido a seguir", ainda que ele não quisesse fazer nada que prejudicasse as empresas menores, de acordo com a BBC.

EUROPA

Seu comentário aproxima a posição do Reino Unido sobre a tributação de empresas de internet da adotada por boa parte dos demais países da Europa, liderados pela França, que tentam introduzir um imposto sobre o faturamento que dificultaria os esforços dos gigantes da tecnologia americanos para reduzir seus custos tributários ao transferir lucros entre países.

Amazon, Google e Facebook não se pronunciaram sobre as declarações.

No Reino Unido, Facebook e Amazon já alteraram suas estruturas tributárias para contabilizar parte maior de seus pagamentos no país, depois que George Osborne, ex-ministro das Finanças, lançou um primeiro imposto sobre os lucros internacionais do Google. Ainda assim, a carga tributária dessas empresas continua a representar apenas uma fração da sua receita geral.

Tradução de Paulo Migliacci

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.