Descrição de chapéu Donald Trump

Ação na OMC contra EUA não está descartada, diz Mdic sobre tarifa do aço  

Pasta afirma que ações também podem ser tomadas no comércio bilateral   

Alto-forno da CSN em Volta Redonda (RJ) - Antônio Gaudério / Folhapress
Maeli Prado
Brasília

O Mdic (Ministério da Idústria, Comércio Exterior e Serviços) afirmou nesta quinta-feira (1), em nota, que o governo brasileiro não descarta ações, tanto em organismos multilaterais, como a OMC (Organização Mundial do Comércio), como no comércio bilateral para se proteger de tarifas adicionais ao aço aplicadas pelos EUA.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta que seu governo vai impor tarifas de importação para aço e alumínio de 25% e 10%, respectivamente, na próxima semana.

"O governo brasileiro não descarta eventuais ações complementares, no âmbito multilateral e bilateral, para preservar seus interesses no caso concreto."

O posicionamento da pasta lembra ainda que o Brasil é hoje o maior importador de carvão siderúrgico dos EUA, com compras que somaram cerca de US$ 1 bilhão no ano passado.

"[O carvão siderúrgico] constitui insumo relevante para a produção brasileira de aço, parcialmente exportada aos Estados Unidos", diz o texto.

A pasta disse que vê com muita preocupação a informação de que o governo dos EUA pretende aplicar tarifas adicionais. 

"O governo do Brasil recebe com enorme preocupação a informação divulgada hoje de que o governo dos Estados Unidos pretende aplicar tarifa adicional de 25% sobre as importações de aço, e de 10% sobre as de alumínio", diz a nota. "Caso confirmada, a restrição comercial afetará exportações brasileiras de ambos setores."

A nota lembra que o ministro Marcos Jorge esteve reunido em Washington com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, para argumentar que o aço brasileiro não representa ameaça à segurança americana. 

"As estruturas produtivas siderúrgicas de ambos os países são complementares, uma vez que cerca de 80% das exportações brasileiras de aço são de produtos semiacabados, importante insumo para a indústria siderúrgica norte americana."

O posicionamento afirma, por fim, que o governo brasileiro espera poder trabalhar de forma construtiva com os Estados Unidos para evitar uma eventual aplicação da tarifa.

Essa tarifa adicional, de acordo com o Mdic, traria prejuízos para produtores e consumidores tanto no Brasil quanto nos EUA. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.