Dropbox estreia na Bolsa com alta de 36%

É a maior oferta pública inicial de ações de uma empresa de tecnologia dos EUA em mais de um ano

Fundadores da Dropbox no lançamento dos papeis da empresa no mercado - Drew Angerer / AFP
Reuters

As ações da empresa de armazenamento de dados Dropbox fecharam em alta de 36% nesta sexta (23), na estreia dos papéis no mercado.

A ação abriu a US$ 21 na Nasdaq e fechou cotada a US$ 28,48, levando o valor de mercado da companhia de tecnologia a US$ 11,2 bilhões.

A estreia da Dropbox marca um fim para um longo jejum no mercado americano de IPOs (abertura de capital) de empresas de tecnologia. A última empresa dos EUA que valia mais de US$ 1 bilhão e que abriu seu capital no mercado foi a produtora do aplicativo Snapchat, Snap, em março do ano passado.

O início bem-sucedido nos negócios com as ações da Dropbox é mais um indicador positivo para o IPO da empresa de transmissão de música pela Spotify, avaliada no mercado privado em cerca de US$ 19 bilhões e que fez pedido para uma listagem direta de papéis que vão começar a serem negociados na Bolsa de Nova York em 3 de abril.

"A Dropbox está indo para o mercado no momento certo. A empresa tem uma história atraente para justificar sua necessidade por financiamento, e a dinâmica do mercado está positiva", disse Josh Lerner, professor de banco de investimento na Harvard Business School. "Mas, ao mesmo tempo, o ambiente é muito competitivo."

A companhia de São Francisco, que começou como um serviço gratuito de armazenagem e compartilhamento de fotos, música e grandes arquivos, compete com companhias muito maiores, como Google, Microsoft e Amazon.com. A rival principal é a Box.

A Dropbox ainda não apresentou lucro, mas isso é comum no caso de empresas de tecnologia iniciantes que investem pesado em crescimento. A companhia teve receita de US$ 1,11 bilhão em 2017, ante US$ 844,8 milhões um ano antes.

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