BNDESPar confirma proposta da Paper Excellence para compra de fatia na Fibria

Com a proposta, a Paper Excellence entra na disputa com a Suzano Papel e Celulose

Plantação de eucalipto em terreno da Fibria em Três Lagoas (MS) - Danilo Verpa-9.mai.2012/Folhapress
Rio de Janeiro | Reuters

O BNDESPar confirmou nesta terça-feira (13) que recebeu uma proposta da Paper Excellence para aquisição de sua participação na Fibria Celulose, maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, que também está sendo cobiçada pela Suzano Papel e Celulose.

A oferta da Paper Excellence se estende ainda ao outro acionista do grupo controlador da Fibria, a Votorantim, por meio de direito de venda conjunta, mecanismo conhecido como tag along, disse o BNDESpar.

Além disso, a proposta considera ainda a realização de oferta pública de aquisição (OPA) da totalidade das ações em circulação da Fibria.

A proposta, segundo o braço de investimento do BNDES: "É condicionada à implementação de diversos eventos futuros, acerca dos quais não é possível prever qualquer conclusão neste momento"

Na véspera, três fontes disseram à agência Reuters que a holandesa Paper Excellence apresentou uma oferta formal para comprar a Fibria, em uma proposta que avalia a empresa brasileira em R$ 40 bilhões. O montante, no entanto, refere-se ao valor dentro de um ano. O comunicado do BNDESPar não informa o valor da oferta, que é confidencial.

CONCORRÊNCIA

 Com a proposta, a Paper Excellence entra na disputa com a Suzano Papel e Celulose, que mantém suas negociações em andamento com BNDESPar e Votorantim.

"Reiteramos que, não obstante tais negociações, não há garantia de que qualquer negócio venha a se concretizar", disse o BNDESPar, no comunicado.

Separadamente, a Fibria voltou a afirmar que: "Não é parte dessas negociações e não possui quaisquer informações adicionais".

A oferta da Suzano para os acionistas da Fibria, segundo uma das fontes ouvidas na véspera, seria estruturada de forma diferente, como uma fusão oferecendo dinheiro apenas aos acionistas do grupo controlador, Votorantim e BNDES. A companhia resultante teria ativos da Fibria e da Suzano e alguns acionistas teriam a opção de sair de suas participações e receber em dinheiro.

Na semana passada, a Suzano reiterou que estava em tratativas com acionistas controladores da Fibria para discutir uma fusão.

As ações da Fibria, que fecharam o pregão de segunda-feira (12) em alta de 2,95%, recuavam cerca de 0,7% às 12:46. Já a Suzano, que caiu 4,45% na véspera, avançava 1,4%.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.