Cade decide investigar bancos após denúncia do Nubank

Fintech reclamou de atuação dos bancos Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa

Sede do Nubank em São Paulo
Sede do Nubank em São Paulo - Inês Bonduki/Folhapress
Laís Alegretti
Brasília

A Superintendência-Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decidiu abrir um inquérito administrativo após o Nubank denunciar que os bancos Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa estariam prejudicando a livre concorrência no mercado de emissão de cartões de crédito.

O inquérito administrativo é a etapa de investigação de possíveis infrações à ordem econômica.

Na decisão, o órgão avaliou que, considerando os indícios presentes até o momento, não é necessária a adoção de medida preventiva.

O Nubank, que alguns meses atrás oferecia apenas cartões de crédito, recebeu autorização em janeiro para ter uma operação de financeira, o que na prática significa que a startup não mais precisará de parcerias com bancos no país para montar toda a estrutura de captação de recursos e oferta de crédito.

Procurado pela reportagem, o Banco do Brasil informou que prestou todos os esclarecimentos ao Cade e negou que adote medidas que "firam as boas práticas de mercado".

O Itaú afirmou que refuta "qualquer acusação de promover barreiras que dificultem a atividade de novos agentes de mercado" e disse que está confiante de que as condutas serão consideradas legítimas. A assessoria de imprensa acrescentou que o banco "sempre se pautou pela livre iniciativa e entende que a competição é positiva não só para o sistema financeiro, mas para todo o país".

O Bradesco e a Caixa informaram que não comentarão o assunto. O Santander ainda não havia divulgado posicionamento até a publicação desta reportagem.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.