Canadá aprova açúcar proveniente de cana transgênica do Brasil, diz CTC

O açúcar da Cana Bt é resistente à broca, que causa perdas estimadas em R$ 5 bilhões por ano

Técnico agrícola observa cana geneticamente modificada na estufa de biotecnologia do laboratório no CTC (Centro de Tecnologia Canavieira)
Técnico agrícola observa cana geneticamente modificada na estufa de biotecnologia do laboratório no CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) - Moacyr Lopes Junior - 22.ami.2015/Folhapress
São Paulo | Reuters

O Canadá aprovou o açúcar produzido a partir da cana geneticamente modificada (GM) desenvolvida pelo CTC (Centro Tecnologia Canavieira) e cultivada no Brasil, em mais um passo para a expansão da variedade resistente à broca, informou a empresa de pesquisas nesta quarta-feira (28).

O aval partiu da Health Canada, responsável por avaliar a segurança e o valor nutricional de alimentos no país da América do Norte. O açúcar foi considerado "tão seguro e nutritivo" quanto os provenientes de variedades convencionais de cana, segundo o CTC.

"Estamos muito contentes com esse parecer favorável da Health Canada, uma importante agência reguladora no cenário internacional. Esse é um importante passo na obtenção das aprovações internacionais do açúcar produzido a partir da cana GM nos principais países importadores", disse o diretor de assuntos corporativos do CTC, Viler Janeiro, em nota.

O açúcar aprovado pelo Canadá é proveniente da chamada Cana Bt, resistente à broca, que causa perdas estimadas em R$ 5 bilhões por ano.

A Cana Bt foi a primeira geneticamente modificada do mundo e recebeu no ano passado aprovação comercial por parte da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Para este ano, o CTC espera submeter à CTNBio mais duas variedades de cana resistente à broca, rumo a um plano mais amplo que envolve uma oferta pública de ações prevista para 2021.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.