Canadá inicia negociação com Mercosul para abertura comercial

Ministro brasileiro afirma que acordo é emblemático, após veto americano a aço importado

Bobinas de aço na ArcelorMittal em Hamilton, no Canadá - Peter Power / Reuters
Brasília

No momento em que os EUA fecham as portas ao aço brasileiro, o Canadá firmou acordo para iniciar as tratativas de abertura comercial com o Mercosul.

Os chanceleres do Mercosul e do Canadá se reuniram nesta sexta-feira (9) em Assunção, no Paraguai, e assinaram uma declaração conjunta se comprometendo em lançar as negociações para um acordo amplo de livre comércio.

A primeira rodada de negociações foi marcada para ocorrer ainda neste mês, entre os dias 20 e 23 de março, em Ottawa, no Canadá. 

Além do acesso a mercados para bens e serviços, Mercosul e Canadá tratarão de questões relacionadas ao fluxo de trabalhadores e meio ambiente, entre outros. 

O ministro interino da Indústria e Comércio brasileiro, Marcos Jorge de Lima, que participou da reunião em Assunção, afirmou que o acordo com o Canadá, logo após a decisão americana de vetar o aço importado, é "emblemático". 

"É uma mensagem clara que queremos promover o desenvolvimento através da abertura comercial", disse.

Em mensagem gravada enviada de Assunção, Marcos Jorge afirmou que o governo brasileiro está se mobilizando para recorrer da decisão do presidente americano Donald Trump. 

" Foi aberta a possibilidade de recurso e vamos recorrer. Disse isso pessoalmente ao secretário [de comércio dos EUA] Wilbur Ross, e se necessário for vamos a todas as instâncias, inclusive as multinacionais, como a OMC [Organização Mundial do Comércio]".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.