China vai cortar produção de aço em 30 milhões de toneladas neste ano

Pequim reforça promessa de combater poluição atmosférica e trazer 'céus azuis novamente'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Poluição em meio a edifícios no centro de Tangshan, na província de Hebei
Poluição em meio a edifícios no centro de Tangshan, na província de Hebei - Petar Kujundzic - 18.fev.2014/Reuters
Pequim | Reuters

O planejador estatal da China afirmou nesta segunda-feira (5) que vai cortar mais capacidade de produção de aço e carvão neste ano, com Pequim reforçando sua promessa de combater a poluição atmosférica e trazer "céus azuis novamente".

Na abertura da reunião anual do parlamento, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma disse em um relatório que reduzirá a capacidade de aço em cerca de 30 milhões de toneladas e a produção de carvão em cerca de 150 milhões de toneladas neste ano.

Os cortes colocariam o maior produtor de aço e minerador de carvão no mundo no caminho para alcançar seus objetivos de 2020, que integram o plano quinquenal do governo, dois anos antes do prazo.

Os cortes ocorrem em meio a declarações do primeiro-ministro, Li Keqiang, que disse que o governo consolidaria os ganhos feitos na luta do país contra a poluição para defender o "azul do nosso céu".

A China planeja reduzir as emissões de dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio, principais fontes de partículas perigosas no ar, conhecidas como PM2,5, em 3% neste ano, disse Li. Isso é igual aos objetivos de 2017, que foram facilmente superados.

O anúncio acontece também em meio a uma ameaça de guerra comercial, deflagrada após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizer que o país aplicaria uma taxa de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio importados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.