Concedido mandado para revista no escritório da Cambridge Analytica em Londres

Empresa é suspeita de ter usado dados de 50 milhões de usuários do Facebook para campanha de Trump

Homem olhando documentos no escritório da Cambridge Analytica em Londres - Daniel LEAL-OLIVAS / AFP
Financial Times

Foi preciso quase uma semana, mas o Escritório do Comissário de Informação (ICO) do Reino Unido enfim recebeu aprovação judicial para conduzir buscas no escritório da Cambridge Analytica em Londres.

A Alta Corte britânica concedeu no começo da noite de sexta-feira um mandado que permitirá que a agência britânica que protege a privacidade de dados obtenha mais informações sobre o papel da consultoria no suposto vazamento de informações pessoais sobre 50 milhões de usuários do Facebook.

A Cambridge Analytica estava trabalhando para a campanha presidencial de Donald Trump, no período em que os dados foram usados indevidamente, e isso gerou acusações de que o uso ilícito de dados o ajudou a ser eleito.

"Estamos satisfeitos com a decisão do juiz e planejamos executar o mandado em breve", afirmou o ICO em comunicado. "Essa é apenas uma parte de uma investigação mais ampla sobre o uso de dados pessoais para fins políticos, e agora precisaremos de tempo para recolher e avaliar provas".

A empresa afirmou que os dados em questão foram apagados em 2015, a pedido do Facebook, mas que está conduzindo uma auditoria independente a fim de garantir que nenhuma cópia das informações tenha sido mantida.

Não está claro quando o ICO pretende conduzir sua revista do escritório da Cambridge Analytica, em New Oxford Street. Elizabeth Denham, a comissária da Informação, havia anunciado na segunda-feira que planejava conduzir buscas no escritório, mas seu pedido de um mandado de busca, apresentado na terça-feira, só foi aprovado na sexta-feira, no final do dia.
 
Tradução de PAULO MIGLIACCI

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.