Conta de luz continua sem tarifa extra

Bandeira tarifária fica verde em abril, sem cobranças adicionais dos consumidores

 Plantação de cana próxima a rede de transmissão de energia
Plantação de cana próxima a rede de transmissão de energia - Edson Silva/Folhapress
 
Reuters

As contas de luz continuarão com bandeira tarifária verde em abril, o que significa que não haverá cobranças adicionais dos consumidores, por causa de uma condição favorável de geração nas hidrelétricas, principal fonte de energia do Brasil, disse nesta quinta-feira (29) a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

As chamadas bandeiras tarifárias geram custos adicionais quando nos patamares amarelo ou vermelho, acionados em meses em que a oferta de energia é menor. 

O mecanismo tarifário, que eleva o custo da energia em momentos de escassez, quando são acionados os patamares amarelo ou vermelho da bandeira, se mantém no verde desde janeiro, com ajuda de uma recuperação no volume de chuvas na região das usinas hídricas do país.

Na reta final de 2017, a bandeira tarifária foi vermelha, impactando os consumidores com um custo extra de até R$ 5 reais a cada 100 kilowatts-hora em eletricidade. Na época, havia previsões de que um período de chuvas abaixo da média histórica poderia levar à continuidade das cobranças adicionais em 2018.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.