Diretor da OMC faz alerta para risco de guerra comercial após anúncio dos EUA

A declaração é considerada rara na política comercial de um membro da OMC

Roberto Azevedo, diretor-geral da OMC - Denis Balibouse-24.jan.2018 / Reuters
Genebra | Reuters

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Roberto Azevedo, expressou nesta sexta-feira preocupação com o plano do presidente norte-americano, Donald Trump, de tarifar as importações de aço e alumínio, em uma intervenção extremamente rara na política comercial de um membro da OMC.

 

"A OMC está claramente preocupada com o anúncio dos planos dos EUA sobre tarifas de aço e alumínio. O potencial de escalada é real, como vimos a partir das respostas iniciais de outros", disse ele em uma breve declaração da OMC.

"Uma guerra comercial não é de interesse de ninguém. A OMC vai observar a situação de perto."

O Brasil está entre os países que mais devem ser afetados pela medida: é o segundo maior exportador de aço aos EUA, atrás apenas do Canadá. No ano passado, a receita gerada com vendas aos norte-americanos somou US$ 2,63 bilhões (cerca de R$ 8,5 bilhões).

O governo brasileiro recebeu a notícia com “enorme preocupação” e disse que não descarta ações multilaterais para preservar os interesses do país, segundo o ministério da Indústria e Comércio Exterior.

“É uma loucura; é uma tarifa extremamente alta e, com certeza, inviabiliza nossas exportações para lá”, afirmou à Folha Marco Polo de Mello Lopes, presidente do Instituto Aço Brasil.​

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.