Economia brasileira encolheu 0,56% em janeiro, indica Banco Central

A retração foi menor do que expectativa de pesquisa, de queda de 0,8%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília | Reuters

A economia brasileira começou este ano em contração, mas num desempenho melhor do que o esperado, em meio às expectativas de retomada do crescimento em 2018.

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) encolheu 0,56% em janeiro na comparação com o mês anterior, de acordo com dado dessazonalizado divulgado nesta segunda-feira (19).

A retração foi menor do que a expectativa em pesquisa da agência Reuters, de queda de 0,8%, na mediana das projeções de especialistas consultados.

Em dezembro, o indicador registrou expansão de 1,16%, em número revisado pelo BC depois de divulgar antes uma alta maior, de 1,41%.

Os diferentes setores da economia tiveram resultados mistos no início do ano, destacando a irregularidade da economia após voltar a crescer em 2017 na sequência de dois anos de recessão.

A produção industrial mostrou a mais forte retração em dois anos ao encolher 2,4% em janeiro, na comparação com dezembro. O volume de serviços recuou 1,9% na mesma base, no pior resultado para janeiro em seis anos.

Por outro lado, as vendas varejistas voltaram a apresentar expansão, de 0,9%, em um ambiente favorecido pela inflação e juros baixos, que ajudam o consumo.

Na comparação com janeiro de 2017, o IBC-Br, que incorpora projeções para a produção nos setores de serviços, indústria e agropecuária, bem como o impacto dos impostos sobre os produtos, teve alta de 2,97%, enquanto que no acumulado em 12 meses apresentou expansão de 1,2%, segundo dados observados.

Para 2018, a pesquisa Focus, realizada pelo BC, mostra que a expectativa de especialistas é de expansão de 2,83% do PIB, acelerando a 3% em 2019.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.