Eletropaulo cancela projeto de bateria em SP

Desistência vem depois da Aneel autorizar contrato com a americana AES, que fornece a solução

Tênis pendurados na fiação elétrica na Freguesia do Ó, em São Paulo - Apu Gomes-03.set.2010 /Folhapress
São Paulo | Reuters

A distribuidora de energia elétrica Eletropaulo, responsável pelo fornecimento na região metropolitana de São Paulo, decidiu cancelar um projeto que previa a implementação de um sistema de armazenamento de eletricidade por meio de baterias em um bairro da capital paulista.

A desistência vem pouco depois de a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovar um pedido da empresa de autorização para um contrato de R$ 29,7 milhões com a americana AES, que forneceria a solução.

"Por causa das alterações no cenário de planejamento, o projeto em questão deixou de ser uma alternativa viável", afirmou a Eletropaulo, em nota.

A empresa havia dito à agência reguladora que a construção do sistema de armazenamento na Vila Curuçá, na zona leste de São Paulo, permitiria adiar em quatro anos a necessidade de uma nova subestação na região, de 2023 para 2027.

Mas essa premissa se alterou por causa do crescimento do consumo de energia na região que receberia o sistema, segundo um documento mais recente da Eletropaulo à Aneel.

A elétrica disse em nota que segue analisando possíveis alternativas de uso de sistemas de baterias, "desde que exista viabilidade técnica e econômica".

Soluções para o setor elétrico com baterias têm crescido pelo mundo, o que colocou a tecnologia no radar até mesmo de empresas como a Tesla, de carros elétricos, que chegou a participar de uma licitação da Eletropaulo para o projeto cancelado em São Paulo.

No Brasil, no entanto, esses sistemas de baterias têm sido alvo por enquanto principalmente de projetos de pesquisa.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.