Facebook encerra experiência com 2 feeds de notícia

Projeto foi iniciado nos seis países em outubro de 2017

Logo Facebook
Logo Facebook - Loic Venance/ AFP

 

O Facebook anunciou que vai encerrar uma experiência conduzida em seis países, nos quais separou os provedores de notícias e conteúdo de seu site principal, depois que empresas noticiosas independentes afirmaram que as mudanças haviam conduzido a um avanço da desinformação.

Adam Mosseri, que comanda o news feed do Facebook, disse que a rede social suspenderia a experiência --conhecida como Explore -- depois de receber comentários negativos de pessoas nos países onde o programa foi implementado. Os seis países são Bolívia, Camboja, Eslováquia, Guatemala, Sérvia e Sri Lanka.

"Em pesquisas, pessoas nos disseram estar menos satisfeitas com os posts que vinham recebendo e que manter dois feeds separados na verdade não as ajudava a se conectar mais com seus amigos e parentes", disse Mosseri.

"Também recebemos informações de que a mudança dificultava o acesso a informações importantes, para os usuários dos países envolvidos no teste, e que não comunicamos claramente o que pretendíamos com ele."

O projeto foi iniciado nos seis países em outubro de 2017, e as mudanças não demoraram a ser criticadas por sites noticiosos independentes e organizações não governamentais.

Os críticos afirmaram que elas tornavam o acesso à população local mais difícil para as fontes de notícias confiáveis e que a experiência também havia resultado em maior compartilhamento de notícias falsas e maliciosas nos países envolvidos.

Neste ano, o Facebook anunciou mudanças em seu news feed --a tela inicial de conteúdo que as pessoas encontram ao se conectar à rede social--, para dar mais atenção a conteúdo publicado por família e amigos, em detrimento de marcas e provedores de conteúdo.

Com a mudança no algoritmo, a Folha deixou, no mês passado, de publicar seu conteúdo no Facebook.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.