Governador do Arizona suspende testes de carros autônomos da Uber

Decisão acontece depois do atropelamento que matou uma mulher

Peritos analisam Volvo XC90 que atropelou pedestre nos EUA - National Transportation Safety Board/Reuters
Phoenix | Reuters

O governador do Arizona, Doug Ducey, suspendeu nesta segunda-feira (26) a autorização para a Uber testar carros autônomos em estradas públicas no estado. A decisão foi tomada depois do acidente fatal na semana passada que matou uma mulher de 49 anos.

Em carta enviada ao presidente-executivo da Uber, Dara Khosrowshahi, e compartilhada com a imprensa, o governador Doug Ducey disse que achou o vídeo divulgado pela polícia "perturbador e alarmante".

Disse ainda que o vídeo levanta muitas dúvidas sobre a capacidade da Uber de continuar testando no Arizona.

No domingo (18), o veículo da Uber transitava de modo autônomo, com um operador atrás do volante, quando atingiu uma mulher de 49 anos que atravessava a pista a pé e com sua bicicleta no domingo à noite na cidade de Tempe, no estado do Arizona.

As imagens mostram o operador olhando para baixo durante quase cinco segundos, antes de voltar o olhar para a estrada um pouco antes de atingir a mulher.

Devido as estradas em boas condições e algumas leis que já tratam da regulamentação do carro autônomo, o Arizon é o principal local de testes para a Uber e outros desenvolvedores de veículos autônomos. 

Em 2016, o governador celebrou os testes Uber no estado: "Queremos que você saiba que o Arizona quer a Uber".

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.