Descrição de chapéu Consumo Consciente

Guia dá dicas de segurança para crianças no YouTube

O básico para filtrar e bloquear canais e vídeos na plataforma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Não existe bloqueio digital perfeito". É uma das advertências de um guia para navegar com mais segurança no YouTube divulgado pelo Movimento Infância Livre do Consumismo (Milc). 

O Milc existe desde 2012 e reúne pais, professores e ativistas preocupados com a veiculação de propaganda nas escolas e publicidade dissimulada em conteúdos apresentados em canais e vídeos na internet. Eles se uniram para difundir informações e provocar discussão sobre esses temas.

Para Vanessa Anacleto, uma das fundadoras do Milc e autora do guia, a regra básica é que as crianças só deveriam assistir TV e vídeos acompanhadas. Ela elaborou dicas com base nos temas que afligem pais. 

O guia alerta que vídeos de crianças desembrulhando brinquedos não são considerados impróprios pela política do YouTube: é preciso fazer bloqueio video a video. As regras valem para as crianças ainda não alfabetizadas.

8 passos para a navegação de crianças de até 6 anos

Consumo Infantil - Dicas de segurança
Inscrição na conta dos pais - Núcleo de imagem

Inscrição na conta dos pais
Se decidiu deixar as crianças assistirem a canais no YouTube, use a sua própria conta. Assim, a cada inscrição, você receberá alertas dos vídeos publicados.

Consumo Infantil - Dicas de segurança
Monitoramento - Núcleo de imagem

 Monitoramento 
 A mediação de um adulto bem informado e crítico é o melhor recurso. Se aparecer algo impróprio você estará lá para alertar e conversar sobre o assunto. Se não puder estar no momento que a criança solicita, proponha outro horário para verem juntos.

Consumo Infantil - Dicas de segurança
Uso restrito no computador - Núcleo de imagem

Uso restrito do YouTube no computador
No navegador do seu computador marque o uso restrito do YouTube para que o site aplique filtros e bloqueie parte do conteúdo impróprio e comentários. O YouTube tem um guia para isso.

Consumo Infantil - Dicas de segurança
Desempacotamento de brinquedos não é filtrado - Núcleo de imagem

Desempacotamento de brinquedos não é filtrado
Os vídeos de crianças desempacotando brinquedos - "unpacking" ou "unboxing" - não são considerados impróprios pela política do YouTube. O único modo de bloquear sua visualização é no YouTube Kids. Mesmo assim, o bloqueio deve ser feito vídeo a vídeo ou canal a canal e sempre que surgir um vídeo novo ele estará acessível até que você descubra e o bloqueie.

Consumo Infantil - Dicas de segurança
iPad e Smartphone em separado - Núcleo de imagem

Ipad e Smartphone em separado
Você precisa cumprir o passo-a-passo para o uso restrito do YouTube convencional em cada dispositivo.

 
Consumo Infantil - Dicas de segurança
YouTube Kids vale a pena - Núcleo de imagem

YouTube Kids
O YouTube Kids não é perfeito e pais já relataram a ocorrência de vídeos com linguagem e conteúdos impróprios. Porém, nele é possível bloquear vídeos e canais que você não quiser que seu filho veja.

Consumo Infantil - Dicas de segurança
Bloqueie também Smart TV - Núcleo de imagem

Bloqueie Smart TV
TVs com aplicativo YouTube também podem ter o conteúdo restrito ativado. Para isso você precisa sincronizar as contas do computador, celular ou tablet à TV. Feito isso, você deve ir até configurações, também no canto direito da tela, e habilitar a visualização de conteúdo restrito. 

Consumo Infantil - Dicas de segurança
Válido até a alfabetização - Núcleo de imagem

Válido só até a alfabetização
Quando a criança começar a ler, vai começar a configurar sozinha os aplicativos e a estratégia terá de ser outra. Se decidir abrir uma conta no Google para ela, cadastre-a como menor de 18 anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.