Descrição de chapéu Facebook apple

Imposto da UE para big techs irrita americanos

Secretário do tesouro americano acha injusto criação de impostos das companhias de internet

Escritório do Google em Nova York (EUA) - Mark Lennihan-2.mar.2016 / AP
The New York Times

A Comissão Europeia deve colocar os gigantes do Vale do Silício na mira ao anunciar nesta quarta-feira (21) uma proposta para reformar a tributação das empresas de tecnologia nos 28 países-membros da União Europeia.

O plano, delineado em um anteprojeto obtido pelo jornal The New York Times, tributaria as empresas de mídia digital com base no local em que geram suas receitas, e não no local em que mantêm suas sedes regionais, onde as cargas tributárias são mais baixas.

A proposta está a ponto de causar uma briga entre Estados Unidos e Europa.

Gigantes da tecnologia americanos como Amazon, Apple e Google mantiveram seus custos tributários baixos durante anos ao estacionar seus lucros internacionais em jurisdições com alíquotas de impostos baixas.

Não existe acordo sobre como combater essas manobras para evitar impostos. E os esforços em curso estão exacerbando as tensões entre EUA e Europa.

"Os impostos e o comércio praticamente se fundiram como questões em disputa entre os Estados Unidos e a Europa", disse Jay Khosla, diretor de gabinete do Comitê de Finanças do Senado americano.

"Acreditamos que não é justo criar impostos sobre o bruto das companhias de internet", disse Steve Mnuchin Mnuchin, secretário do Tesouro americano, em entrevista na reunião do G20, em Buenos Aires.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.