Mercado reduz projeção para a taxa básica de juros em 2018

Cálculo é da Selic em 6,25% no fim de 2018, contra 6,50% antes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn - Nacho Doce-1.mar.2015 / Reuters
Reuters

Os economistas que mais acertam projeções no Boletim Focus, do Banco Central, projetam a taxa básica de juros mais baixa no fim deste ano após o BC cortar a Selic na semana passada e indicar nova redução em maio.

A pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira (26) mostrou que o "Top-5" passou a calcular a Selic em 6,25% no fim de 2018, contra 6,50% antes. Para 2019, a conta continua sendo de 8%.

O Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu na quarta-feira (21) cortar a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, levando-a à nova mínima histórica de 6,5% ao ano. O BC ainda apontou que fará mais uma redução da Selic em maio antes de encerrar o ciclo de afrouxamento monetário.

Os especialistas como um todo, entretanto, ainda mantiveram a expectativa para a Selic ao final deste ano em 6,5%. O BC divulga nesta terça (27) a ata do encontro, que pode dar mais pistas sobre a condução da política monetária.

A fraqueza da inflação é o que mantém abertas as apostas de mais cortes dos juros. No levantamento semanal com uma centena de economistas, a projeção para a alta do IPCA em 2018 agora é de 3,57%, 0,06 ponto percentual a menos do que na semana anterior. Para 2019, a conta foi reduzida em 0,1 ponto, e foi a 4,10%.

Em março, o IPCA-15 desacelerou a alta com força a 0,10%, atingindo o nível mais baixo para o mês em 18 anos com queda nos preços dos alimentos.

Para a expansão do PIB (Produto Interno Bruto), o Focus estima alta de 2,89% neste ano sobre 2,83% antes, e de 3% no ano que vem.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.