Descrição de chapéu indústria

Recuo do setor automotivo faz indústria cair 2,4% em janeiro

Na comparação com janeiro de 2016, porém, a produção subiu 5,7% 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fábrica de carros da Ford na China
Fábrica de carros da Ford na China
São Paulo

Depois de crescer quatro meses consecutivos, de setembro a dezembro de 2017, a produção industrial caiu 2,4% em janeiro, na comparação com dezembro, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (6). Esse foi o pior início de ano desde 2012 (-4,9%).

Na comparação com janeiro de 2016, porém, a produção subiu 5,7%, e em 12 meses a indústria acumula alta de 2,8%.

Os números vieram piores do que o captado por levantamento da agência Reuters, em que economistas previam queda de 1,9% na variação mensal e alta de 5,85% na comparação anual.

André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE, diz que o resultado de janeiro não pode ser considerado isoladamente, porque é influenciado pela produção de dezembro.

"Parece ser um ajuste, uma acomodação do setor que mantém sua velocidade moderada. Não se espera reversão de tendência em 2018, mas será naquele ritmo [gradual] conhecido e esperado", disse André Macedo, gerente da pesquisa.

Dados do PIB (Produto Interno Bruto) divulgados na quinta-feira (1º) mostram que a indústria cresceu 0,5% no quarto trimestre de 2017, em relação ao trimestre anterior, e 2,7% ante o mesmo período de 2016. No acumulado do ano passado, porém, ficou estável.

Setores

A queda na atividade industrial em janeiro foi generalizada, alcançando três das quatro grandes categorias econômicas e 19 dos 24 ramos pesquisados pelo IBGE.

A principal influência negativa veio da indústria de automóveis, que recuou 7,6% em janeiro, depois de ter crescido 9,1% em dezembro.

Também contribuíram para a baixa os segmentos de metalurgia (-4,1%), produtos de borracha e de material plástico (-5,4%) e produtos alimentícios (-1,1%).

Macedo afirmou que o setor de veículos foi decisivo tanto para o crescimento da indústria em dezembro quanto para sua queda. "A indústria automobilística tem um forte efeito de encadeamento e afeta diversos ramos", disse o pesquisador.

Por outro lado, os veículos exerceram a maior influência positiva na comparação com janeiro de 2017. O crescimento de 5,7% da indústria foi verificado em 20 dos 26 ramos industriais, e veículos registraram alta de 27,4%.

Na esteira do desempenho fraco de veículos, a categoria de bens de consumo duráveis mostrou a queda mais acentuada na comparação mensal (-7,1%) e eliminou parte da expansão de 9,8% acumulada nos dois últimos meses de 2017.

Os segmentos de bens intermediários (-2,4%) e de bens de capital (-0,3%) também recuaram em janeiro.

O único a crescer (0,5%) foi o setor de bens de consumo semi e não duráveis.

Entre os cinco ramos que ampliaram a produção no mês, os desempenhos de maior importância foram registrados por produtos farmoquímicos e farmacêuticos (21%), bebidas (5%) e indústrias extrativas (2,2%).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.