Revista Playboy fecha perfil no Facebook

Vazamento de dados de usuários e fotos de nudez pesaram na decisão

Fotos da revista Playboy em banca de Maryland, nos Estados Unidos
Fotos da revista Playboy em banca de Maryland, nos Estados Unidos - Mandel Ngan - 13.out.2015/AFP
Filipe Oliveira
São Paulo

A revista Playboy anunciou que deixará o Facebook. Entre os motivos que, segundo a publicação, levaram à decisão estão as restrições da rede social a publicação de fotos contendo nudez e o vazamento de dados pessoais de usuários.

“Mais de 25 milhões de fãs se relacionam com a Playboy a partir de nossas páginas, e não queremos ser cúmplices expondo eles às práticas que vêm sendo reportadas", disse a companhia em comunicado.

A descoberta de que informações pessoais de 50 milhões de usuários do Facebook foram acessadas pela consultoria Cambridge Analytica colocou a rede no centro de uma crise mundial.

Os dados teriam sido usados para ajudar a eleger o republicano Donald Trump na campanha eleitoral de 2016, permitindo o envio de propaganda personalizada para os eleitores de acordo com seus perfis.

DIFICULDADES

A Playboy disse que a decisão ocorre depois de anos em que a publicação teve dificuldades para expressar seus valores na rede.

Cooper Hefner, diretor de criação da revista e filho do fundador, Hugh Hefner, usou o Twitter para criticar publicamente o Facebook, chamando a empresa de sexualmente repressiva.

Segundo ele, a rede contraria os valores da publicação, tanto nas regras que definem o conteúdo aceito como também em suas políticas corporativas.

"As diretrizes de conteúdo e políticas corporativas do Facebook seguem contradizendo nossos valores. Tentamos criar nossa voz na plataforma, que, em nossa opinião, continua a ser sexualmente repressiva."

As restrições ao conteúdo da revista, somada a informação de que a rede teria permitido o uso de dados para influenciar as eleições americanas, levaram à decisão de deixar a rede, disse.

Segundo o site Nieman Lab, especializado em notícias sobre a imprensa, só serão desativadas as contas gerenciadas diretamente pela Playboy Enterprises, o que significa que a maioria das páginas da Playboy de fora dos estados Unidos poderá seguir ativa. 

A Folha entrou em contato com a Playboy brasileira, mas não obteve informações sobre qual será a postura da revista no Brasil até a publicação do texto.

Nas últimas semanas, Tesla e Space X (do bilionário do Vale do Silício Ellon Musk) e Brian Acton, cofundador do WhatsApp, também deixaram o Facebook.

Em fevereiro, a Folha decidiu não publicar novos conteúdos no Facebook, após a rede implantar mudanças para priorizar conteúdo produzido por amigos, em detrimento do publicado por veículos de comunicação.

Isso reforça a tendência do usuário a consumir cada vez mais conteúdo com o qual tem afinidade, favorecendo a criação de bolhas de opiniões e convicções, e a propagação das fake news.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.