Temer diz que resultado do PIB de 2017 representa esperança para país

Presidente afirmou ainda que o governo não desistiu da reforma da Previdência 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Presidente Michel Temer diz que alta do PIB representa esperança para o país
Presidente Michel Temer diz que alta do PIB representa esperança para o país - Reuters/Ueslei Marcelino
Reuters

O presidente Michel Temer disse nesta quinta-feira (1º) que o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) de 2017 representa esperança para o futuro do país, após a economia brasileira registrar crescimento de 1% no ano passado.

Temer afirmou ainda, em entrevista à rádio Tupi, do Rio de Janeiro, que o governo não desistiu da reforma da Previdência e que o tema será votado quando for encerrada a intervenção federal na segurança pública do Estado, possivelmente ainda este ano.

A reforma da Previdência teve sua tramitação suspensa no Congresso em decorrência da intervenção decretada em fevereiro no Rio, uma vez que a Constituição proíbe qualquer alteração em seu texto na vigência de uma intervenção.

Em 2017, o PIB (Produto Interno Bruto) totalizou R$ 6,559 trilhões. No último trimestre do ano, o PIB cresceu 0,1% em relação aos três meses anteriores, dando sinais de que a recuperação da economia ganhou força após a saída da recessão, no início de 2017.

Ante o quarto trimestre de 2016, quando o país ainda estava em recessão, a alta no último período do ano foi de 2,1%.

Os números vieram um pouco abaixo do que esperavam analistas do mercado financeiro e o governo.

A projeção central de economistas consultados pela agência Bloomberg era de um crescimento de 1,1% em 2017 e de 0,4% no quarto trimestre do ano.

Para o secretário de acompanhamento econômico, Mansueto Almeida, o resultado do PIB em 2017 ficou dentro da expectativa do governo e muito acima do esperado há um ano.

"Ficou muito acima do que analistas esperavam no início do ano passado, quando esperavam 0,2%, 0,3%. A estimativa oficial do governo era 0,5%. Então mostrou que todo mundo errou, e ainda bem que todo mundo errou."

 
 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.