Uber fecha acordo com família de vítima de veículo autônomo

Acidente pode levar à estagnação do desenvolvimento de carros sem motorista

Carro autônomo da Uber que atropelou e matou uma mulher passa por perícia
Carro autônomo da Uber que atropelou e matou uma mulher passa por perícia - Safety Board/Handout/Reuters
Reuters

A família da mulher que morreu atropelada por um carro autônomo da Uber no Arizona (EUA) fechou um acordo com a empresa de transportes, encerrando uma potencial batalha jurídica em torno da primeira fatalidade causada por veículos autônomos.

Cristina Perez Hesano, advogada do escritório Bellah Perez em Glendale, Arizona, disse que "o assunto foi resolvido" entre o Uber e a filha e o marido de Elaine Herzberg, que morreu após ser atropelada por um veículo autônomo da Uber neste mês.

Os termos do acordo não foram divulgados. A empresa de advocacia que representa a filha e o marido de Herzberg, que não tiveram seus nomes divulgados, disse que não tinha nada a acrescentar e que considerava o assunto resolvido.

Um porta-voz da Uber se recusou a comentar.

O acidente pode levar a estagnação do desenvolvimento e teste de veículos autônomos, projetados para eventualmente apresentar desempenho melhor do que o de motoristas humanos e reduzir fortemente o número de fatalidades que acontecem a cada ano.

A Uber suspendeu seus testes após o acidente. A Toyota Motor e a fabricante de chip Nvidia também suspenderam os testes de veículos autônomos em vias públicas, enquanto essas e outras empresas aguardam os resultados de uma investigação sobre o acidente em Tempe, o que acredita-se ser a primeira morte de um pedestre atropelado por um veículo autônomo.

A Uber não usa plataforma de direção autônoma da Nvidia, disse o presidente-executivo da fabricante de chip, Jensen Huang, na quarta-feira (28).

A fatalidade de 18 de março, perto do centro de Tempe, também representa um desafio de responsabilidade sem precedentes porque veículos autônomos ainda estão em estágio inicial, envolvem um sistema complexo de hardware e software frequentemente feitos por fornecedores terceiros.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.