B2W oferecerá área sem custo a vendedores do marketplace em centro de distribuição 

Iniciativa começa no centro de distribuição de Itapevi (SP), mas pode ser ampliada

São Paulo

A B2W anuncia nesta terça-feira (3) que vai disponibilizar, sem custo até o fim do ano, 105 mil metros quadrados no centro de distribuição de Itapevi (SP) para os vendedores ligados à sua plataforma de marketplace, em mais um passo para aumentar o número de empresas conectadas à sua plataforma e a seu serviço de logística.

A medida, inicialmente restrita ao espaço no centro de distribuição de Itapevi (distante 43 quilômetros de São Paulo) pode ser ampliada para outros locais de estoque da companhia, disse o diretor financeiro e de relações com investidores da B2W, Fábio Abrate.

"A gente está olhando essa iniciativa como um começo. Temos 11 centros de distribuição espalhados em cinco Estados", disse o executivo, acrescentando que a implantação nos demais locais ainda está em fase de estudo.

Sem mencionar os custos normalmente praticados pela empresa, o executivo afirmou que o mercado cobra em média R$ 5 por nota fiscal emitida. "Eu tenho capacidade, nessa metragem, de emitir 100 mil pedidos por dia", disse Abrate.

O objetivo da empresa é que a representatividade do marketplace no volume dos negócios (GMV) suba dos 35% no ano passado para mais de 50%  em 2018 e vem trabalhando junto aos vendedores para alcançar esse número.

A empresa aproveitou a realização da terceira edição do seu Seller Day (Dia do Vendedor), nesta terça-feira (3), para fazer o anúncio. O encontro em São Paulo tem a participação de cerca de 1.500 pessoas, entre vendedores, fornecedores e parceiros estratégicos, número que vem crescendo a cada edição.

Ao final do ano passado, a B2W tinha quase 10 mil vendedores conectados à sua plataforma de marketplace e, com crescimento de cerca de 2 mil por trimestre, a empresa espera chegar ao final deste ano com aproximadamente 20 mil vendedores conectados à sua base.

LOGÍSTICA

Além de aproximar o vendedor, a B2W quer ainda aumentar a adesão dessas empresas ao seu serviço de logística, o B2W Entrega. Atualmente, praticamente todas as vendas diretas da B2W são entregues por meio de logística própria e a adesão do marketplace ao B2W Entrega chegou a 50% no final do ano passado, após ser lançado a esse público em março.

O aumento da importância do serviço de logística levou a empresa a anunciar, no início de março, a criação em parceria com sua controladora Lojas Americanas de uma companhia que ficará encarregada pela gestão dos ativos de logística das duas empresas.

Para atrair mais vendedores ao seu serviço de logística, além do espaço em seu centro de distribuição em Itapevi, a B2W está lançando para os vendedores conectados à sua plataforma e que já usam o B2W Entrega o acesso ao serviço Prime, serviço de assinatura para clientes que dá direito a frete grátis e entregas rápidas, disponível em cerca de 2.500 municípios do país.

CONCORRÊNCIA 

Em outubro, a Amazon ampliou a gama de produtos vendidos em seu site brasileiro. As vendas, como no caso de eletrônicos e livros, também são pelo modelo marketplace, no qual outras empresas usam o site da Amazon para vender seus produtos. Pagam uma comissão de 10% para cada item vendido. 

Amazon chegou ao Brasil em 2012, inicialmente vendendo apenas livros eletrônicos.

Após quase cinco anos, a varejista começou a usar o modelo de marketplace no país há um ano, começando com a venda de livros. O modelo de negócios é responsável por mais da metade das vendas da companhia mundo afora. 

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