Bolsa de NY confunde Suécia com Suíça e erra bandeira em estreia do Spotify

Serviço de streaming de música fez a maior listagem direta já realizada

Bandeira da Suíça e logo do Spotify na Bolsa de Nova York
Bandeira da Suíça e logo do Spotify na Bolsa de Nova York - Lucas Jackson/Reuters
São Paulo

O serviço de streaming de música Spotify fez sua estreia na Bolsa de Nova York nesta terça-feira (3) e, para homenagear a companhia, a NYSE  (New York Stock Exchange) ergueu em sua fachada a bandeira da Suíça. O problema é que o Spotify é uma empresa da Suécia.

De acordo com o site de notícias de tecnologia Gizmodo, o equívoco foi flagrado por Sven Carlsson, um repórter sueco da Di Digital que estava em Nova York para cobrir o IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês). 

Ele postou uma foto com a bandeira trocada em sua conta no Twitter. 

 

Gizmodo disse que recebeu uma nota da NYSE admitindo o erro. "Foi uma ode momentânea à nossa neutralidade no processo de descoberta de preços", escreveu um porta-voz, mantendosenso de humor sobre a confusão, de acordo com o site.

O problema foi resolvido em cerca de 15 minutos, diz o Gizmodo citando postagem de Carlsson.

O Spotify não conduziu um processo típico de IPO, em que há uma oferta pública inicial anterior ao lançamento. Com a chamada listagem direta, os detentores de papéis da empresa puderam começar a vendê-los diretamente na Bolsa a partir da data inicial. 

Às 16h04, as ações do Spotify subiam 14,06%, na maior listagem direta já realizada, dando à líder mundial do serviço de streaming de música um valor de mercado de quase US$ 30 bilhões.

As ações abriram a US$ 165,9, alta de quase 26% ante o preço de referência de US$ 132 por ação estabelecido na Bolsa de Nova York na noite desta segunda-feira (2).

A decisão do Spotify de colocar as suas ações para serem negociadas publicamente por meio de uma rara listagem direta provavelmente será observada por outras empresas tentadas a ingressar na Bolsa sem a de venda novas ações e por banqueiros que poderiam perder milhões de dólares em futuras taxas de subscrição.

Quase 91% dos 178 milhões de ações do Spotify eram negociáveis, um percentual muito maior do que em um IPO tradicional.

Alguns observadores do mercado alertaram os investidores para não levassem tanto em consideração o movimento no primeiro dia, dado o desempenho misto dos recentes IPOs de tecnologia.

A estreia do Spotify veio logo após a forte queda do mercado acionário dos EUA liderada por ações de empresas de tecnologia, embora o mercado tenha encontrado uma posição mais firme ao longo deste terça.

Com a Reuters

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.