Controle da economia dá vantagem a Pequim

Há pouco espaço para críticas às políticas chinesas, enquanto Trump precisa enfrentar queixas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Steven Lee Myers
The New York Times

Os líderes da China parecem confiantes em que serão capazes de vencer uma guerra comercial contra o presidente Donald Trump.

A mídia estatal da China o retrata como um valentão irresponsável determinado a solapar o sistema de comércio internacional, e a liderança chinesa, como defensora leal do livre-comércio.

E o líder Xi Jinping usou o impasse para reforçar a mensagem do Partido Comunista chinês de que os EUA estão determinados a ameaçar a ascensão da China --mas que já não são capazes de fazê-lo. A China já se tornou forte demais, e sua economia é grande demais.

As exportações respondem por boa proporção do crescimento da China. Como os EUA compram muitos produtos chineses, Washington tem várias maneiras de atingir o país asiático.

Em contraste, as tarifas retaliatórias que Pequim propôs já cobrem mais de um terço dos bens americanos comprados pela China, o que lhe deixa menos opções de contra-ataque.

No reino político, porém, Xi desfruta de vantagens que podem permitir que ele enfrente as consequências econômicas de um conflito muito melhor do que Trump.

Seu controle autoritário sobre a mídia e o partido significam que há pouco espaço para críticas às suas políticas, enquanto Trump precisa enfrentar queixas das empresas e consumidores.

O governo chinês também exerce muito mais controle sobre a economia, o que permite que proteja o público de cortes de empregos ou fechamento de fábricas, ordenando que os bancos ofereçam apoio aos setores que estejam sofrendo com as tarifas.

"Minha impressão é que em Washington haja um senso exagerado quanto à dor que as tarifas causarão para a China", disse Arthur Kroeber, diretor-executivo da empresa de pesquisa Gavekal Dragonomics.

Na pior das hipóteses, ele estimou, as medidas americanas reduziriam em 0,1% o crescimento da China --o que dificilmente bastaria para forçar uma reversão drástica de políticas, dados os enormes benefícios que os líderes chineses veem no modelo econômico com forte presença estatal que eles adotaram nas últimas décadas.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.