Estatal de planejamento energético será presidida por ex-diretor da Aneel

Reive Barros foi indicado pele ex-ministro; escolha agrada ao mercado

O presidente Michel Temer em posse de ministros, entre eles o novo ministro de Minas e Energia, Moreira Franco
O presidente Michel Temer em posse de ministros, entre eles o novo ministro de Minas e Energia, Moreira Franco - Pedro Ladeira - 10.abr.2018/Folhapress
Taís Hirata
São Paulo

A presidência da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), órgão responsável pelo planejamento do setor de energia, será assumida pelo engenheiro Reive Barros dos Santos, que foi diretor da Aneel (agência reguladora do setor) até janeiro deste ano.

Sua indicação veio da cota do ex-ministro Fernando Coelho Filho (MDB-PE) e foi bem recebida pelo mercado, segundo pessoas ligadas à área. 

Reive ocupará o posto deixado por Luiz Barroso, que decidiu sair da EPE após a troca de comando no Ministério de Minas e Energia, que foi assumido por Moreira Franco (MDB-RJ) neste mês.

Professor-adjunto da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, o novo presidente do órgão trabalhou por mais de 30 anos na Chesf, subsidiária da Eletrobras. Depois, atuou na Celpe (Companhia Energética de Pernambuco) e na Eletrobras, entre 2009 e 2011. Em 2014, foi nomeado à diretoria da Aneel.
Chegaram a ser cogitados para o cargo a economista da FGV-Rio Joísa Campanher Dutra, que também já foi diretora da Aneel, e o engenheiro Ivan Camargo, ex-reitor da UnB (Universidade de Brasília).

A nomeação acena positivamente ao setor elétrico, que vê com preocupação a reposição dos cargos que foram deixados em aberto com a debandada da área técnica na pasta  após a saída de Coelho Filho. 

Uma preocupação é a possível mudança no foco da pasta para o setor de óleo e gás.

A posse de Reive ainda não tem data, segundo a EPE.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.