Descrição de chapéu Abilio Diniz

Executivos renunciam da chapa montada por Abilio para conselho da BRF

Cinco executivos solicitaram à Comissão de Valores Mobiliários que seus nomes sejam excluídos

Raquel Landim
São Paulo

Cinco executivos solicitaram à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que seus nomes sejam excluídos da chapa montada por Abilio Diniz para o conselho de administração da BRF. São eles: Augusto Cruz, Walter Malieni, José Luiz Osório, Roberto Mendes e Vasco Dias.

A chapa foi proposta na semana passada pelo atual colegiado da gigante de alimentos, no qual Abilio e seus aliados detém a maioria dos votos, depois que o empresário e os fundos de pensão Petros (Petrobras) e Previ (Banco do Brasil) não chegaram a um acordo sobre a nova composição para o conselho.

Abilio e os fundos estão guerra pelo comando da BRF depois que as ações da companhia despencaram por conta dos prejuízos operacionais e das investigações da Operação Carne Fraca.

Depois de dois dias de discussões infrutíferas, Abilio utilizou o comando que possui do conselho para aprovar a chapa alternativa e usou como estratégia incluir alguns nomes que já haviam sido sugeridos pelos fundos.

Os cinco executivos fazem parte da primeira chapa proposta pelos fundos e que será votada pelos acionistas na assembleia marcada para o próximo dia 26.

"Tomei essa decisão porque não fui consultado e porque já estou engajado com a chapa proposta pelos fundos. O grupo reunido reuniu condições de fazer o trabalho que a empresa precisa", disse Augusto Cruz, presidente do conselho da BR Distribuidora.

O executivo foi convidado por Petros e Previ para suceder Abilio no comando do conselho. Ele já presidiu o Pão de Açúcar, empresa vendida pela família Diniz ao grupo francês Casino, e é um desafeto do empresário. Na chapa de Abilio, seu nome seria mantido, mas a presidência do colegiado ficaria com Luiz Fernando Furlan, ex-ministro do Desenvolvimento e herdeiro da Sadia.

Com as desistências, tornam-se reduzidas as chances de que os acionistas da BRF tenham que escolher entre duas chapas concorrentes, pois o tempo é exíguo para que Abilio encontrar nomes alternativos. O empresário pode ainda pedir voto múltiplo, o que significa que cada conselheiro seria aprovado pela assembleia separadamente. Procurado, Abilio não se manifestou.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.