Descrição de chapéu ministério da fazenda

Mansueto Almeida assumirá Tesouro Nacional

Novo ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, faz mudanças em sua equipe

Mansueto de Almeida
Mansueto de Almeida, um dos nomes mais conhecidos da equipe econômica, foi cotado para o Ministério do Planejamento e BNDES - Alan Marques - 16.ago.2016/Folhapress
Mariana Carneiro
Brasília

​O economista Mansueto Almeida, 50, assumirá a secretaria do Tesouro Nacional. 

Ele ocupará a vaga deixada por Ana Paula Vescovi, que foi deslocada para a secretaria-executiva do Ministério da Fazenda pelo novo ministro, Eduardo Guardia.

Especialista em finanças públicas, Mansueto é um dos nomes mais conhecidos da equipe econômica, foi ventilado para o Ministério do Planejamento e BNDES, além do próprio Tesouro quando Henrique Meirelles foi anunciado ministro pelo presidente Michel Temer, em maio de 2016. 

Ex-técnico do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), ele se aproximou do PSDB e, nas eleições de 2014, chegou a atuar na campanha de Aécio Neves na equipe de Arminio Fraga —o economista e ex-presidente do Banco Central liderou um time de especialistas na elaboração do programa de governo do tucano. 

Mansueto tem trânsito no meio político e é bem-visto por aliados do governo que tratam da relação da equipe econômica com o Congresso. Conta ainda com boas relações nas principais instituições do mercado financeiro, construídas no período em que era consultor de contas públicas (2014/2015).

Ele chega ao Tesouro em um momento em que aumentará a pressão por mais gastos do governo. Mansueto, porém, é considerado rigoroso na gestão fiscal, tendo sido um dos formuladores da regra do teto de gastos —que limita o aumento das despesas à inflação.

Na gestão de Meirelles na Fazenda, Mansueto chefiou a Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico), que posteriormente foi desmembrada. Desde o ano passado era responsável pela Secretaria de Acompanhamento Fiscal e Energia. Um dos principais projetos sob sua alçada era a privatização da Lotex, as chamadas raspadinhas, que ainda não saiu.

Alexandre Angelo assume a Secretaria de Acompanhamento Fiscal e Energia no lugar de Mansueto.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.