Mercado reduz projeções para inflação e crescimento econômico neste ano

Projeção é de que o PIB registre uma expansão de 2,8% em 2018

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

A projeção para a inflação neste ano foi reduzida pela 10ª vez seguida na pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira (9), caminhando na direção do piso da meta oficial, enquanto a visão para a economia teve ligeira piora.

Os economistas consultados no levantamento passaram a calcular a alta do IPCA em 2018 agora em 3,53%, ante 3,54% na semana anterior. A meta oficial para este ano é de 4,5%, com margem de 1,5 ponto porcentual.

Para 2019, o cálculo também sofreu um ajuste de 0,01 ponto percentual, mas para cima, a 4,09%.

O IBGE divulga nesta terça-feira (10) os dados de março do IPCA, e pesquisa da agência Reuters aponta que a inflação provavelmente desacelerou em março à mínima em cinco meses de 2,72% em 12 meses, sugerindo que o BC pode ter esperado tempo demais para sinalizar novo corte de juros.

Ao mesmo tempo, a expectativa para o desempenho da economia brasileira piorou. A projeção é de que o PIB (Produto Interno Bruto) registre uma expansão de 2,8% neste ano, contra 2,84% antes, avançando a 3% em 2019, em projeção inalterada no levantamento.

A pesquisa mostra ainda que o mercado continua vendo que a Selic (taxa básica de juros) terminará 2018 a 6,25% e 2019, a 8%. Atualmente, a taxa básica de juros está em 6,5%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.