Queda do juro bancário é questão de tempo, diz Trabuco do Bradesco

Para executivo, cadastro de bons pagadores pode reduzir o spread bancário

O presidente do conselho do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco - Eduardo Anizelli-14.mar.2018 / Folhapress
Flavia Lima
São Paulo

É uma questão de tempo para que a forte queda da taxa básica de juros, a Selic, chegue ao juro bancário, disse nesta terça (3), o presidente do conselho do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco. 

“Essa correia de transmissão está contratada. Com a taxa de juro no menor patamar, ela vai bater no juro do consumidor final, é uma questão de tempo”, disse. 

Segundo ele, é preciso olhar para o mix de produtos dos bancos e não para uma linha de empréstimo específica.

Para ele, medidas do Banco Central, como a formação de um cadastro de bons pagadores, o cadastro positivo, deve reduzir o spread bancário - a diferença entre o custo de captação dos bancos e os juros cobrados do consumidor. 

Segundo matéria da Folha, a despeito de a taxa Selic ter atingido nível recorde, de 6,5% ao ano, o spread cai muito lentamente e apenas desde o último trimestre do ano passado. 

O executivo disse ainda que a liquidez do sistema bancário deve ficar ainda melhor com a liberação dos depósitos compulsórios, anunciada na semana passada. 

“O BC está na direção de prover liquidez ainda maior aos banco”, disse, ao ressaltar que as instituições financeiras não existem para ficar com caixa, mas para emprestar.

Segundo ele, o crescimento da economia ao redor de 3% fará com que a demanda por crédito reaja, em especial a procura por capital de giro para reduzir a ociosidade da indústria. 

Estamos percebendo crescimento da demanda nos últimos três meses, especialmente em março”, disse. 
Os bancos, afirmou, também comemoram a volta do crédito imobiliário no começo do ano. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.