Temer retoma tradição de presidentes abrirem Expozebu

Desde Vargas, somente dois presidentes não estiveram na feira durante seus mandatos

O presidente Michel Temer se prepara para vacinar gado na abertura da Expozebu, em Uberaba (MG), neste sábado (28)
O presidente Michel Temer se prepara para vacinar gado na abertura da Expozebu, em Uberaba (MG), neste sábado (28) - Joel Silva/Folhapress
 
Marcelo Toledo
Ribeirão Preto

A visita de Michel Temer a Uberaba neste sábado (28) retoma a tradição de presidentes da República participarem da abertura da Expozebu, principal evento da pecuária no país, que começará oficialmente neste sábado (28).

Desde Getúlio Vargas (1882-1954), que inaugurou em maio de 1941 o parque Fernando Costa, local de realização da exposição, somente dois presidentes não estiveram na feira durante seus mandatos – não estão incluídos governos interinos.

Juscelino Kubitschek, Ernesto Geisel, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff são alguns dos governantes do país que participaram da abertura da feira no Triângulo Mineiro.

“Em todos esses anos, só não vieram à Expozebu [Eurico Gaspar] Dutra e Jânio [Quadros]”, afirmou o gerente-executivo do Museu do Zebu, Thiago Riccioppo.

Dutra governou o país entre 1946 e 1951, enquanto Jânio teve mandato relâmpago, entre janeiro e agosto de 1961.

De acordo com Riccioppo, todos os mandatários do país no regime militar (1964-1985) e a partir da redemocratização compareceram à feira.

“Isso mostra a importância do zebu para o Brasil e o mundo. Uberaba é importante para todo o setor e é referência em genética e pecuária”, disse.

A estimativa é que, dos 214 milhões de cabeças de gado do país, 80% são zebuínos, segundo a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), organizadora da feira.

Internamente, havia o receio de que Temer, por estar em um mandato com menor duração –assumiu em 2016–, não comparecesse ao evento pecuário, rompendo a tradição. Este é o último ano de seu atual mandato.

Mas, se no passado a presença dos presidentes era mais frequente, ela rareou nos últimos governos. Há, por exemplo, registros fotográficos anuais de Juscelino na feira entre 1954, quando era governador de Minas Gerais, e 1960, seu último ano completo na presidência. Vargas, o precursor, também lá esteve em 1953.

Já a mineira Dilma, que visitava avós em Uberaba na infância durante férias com a família, esteve pela última vez na Expozebu em 2014 – ano em que foi reeleita.

“A gente tem essa tradição de recebê-los e sempre trabalhamos muito isso. O momento político é até difícil no país, mas a presença dele [Temer] engrandece o evento”, afirmou Arnaldo Prata Filho, diretor financeiro e de marketing da ABCZ.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.