Banco Central vai atuar para suavizar alta do dólar

Para controlar dólar, BC informou que ofertará mais contratos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nota de dólar
Nota de dólar - Thomas White/Reuters
Brasília

O Banco Central informou nesta quarta-feira (2) que irá ofertar, a partir desta quinta (3), contratos de swap cambial em uma quantidade maior do que os que vencerão em 1º de junho.

Na prática, a autoridade monetária irá realizar uma operação que equivale à venda de dólares no mercado futuro, o que tende a segurar o aumento da moeda americana.

"Com objetivo de suavizar movimentos no mercado de câmbio, o Banco Central irá ofertar quantidade de contratos superior à necessária para a rolagem integral desse vencimento", afirmou a instituição em nota. 

Todos os meses, o BC vem fazendo a rolagem do swap cambial, ou seja, vendendo para compensar os contratos que vencem no mês seguinte, mas sem ofertar mais do que o vencimento. 

Atualmente, o estoque de contratos de swap cambial do Banco Central equivale a cerca de US$ 23,8 bilhões, dos quais US$ 5,65 bilhões vencem em 1º de junho.

A última vez que o BC atuou no mercado de câmbio foi em maio de 2017, quando a polêmica da delação da JBS contra o presidente Michel Temer fez o dólar disparar. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.