BC finaliza regulamentação de título para setor imobiliário

As Letras Imobiliárias Garantidas serão opção de investimento com dupla garantia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília | Reuters

​O Banco Central informou nesta sexta-feira (3) que concluiu a regulamentação necessária para a emissão das LIGs (Letras Imobiliárias Garantidas) pelas instituições financeiras, títulos concebidos para fomentar fontes complementares de financiamento para o setor imobiliário.

Com características dos chamados "covered bonds", as LIGs têm dupla garantia, proveniente da emissora e de uma carteira específica de ativos. O processo de criação das LIGs, que levou cerca de três anos, fazia parte da agenda institucional BC+.

"O título tem ainda o potencial de complementar as fontes tradicionais de recursos para o setor imobiliário, podendo contribuir para o crescimento do crédito nos próximos anos e ampliar a participação de investidores estrangeiros na estrutura de financiamento das instituições financeiras emissoras", informou o BC, em nota.

Segundo o BC, uma circular publicada nesta manhã concluiu o arcabouço necessário para emissão desses papéis, ao estabelecer os procedimentos para o depósito centralizado da LIG e para o registro ou depósito centralizado dos ativos integrantes da carteira de ativos.

Por outro lado, há expectativa de divulgação de regulamentos complementares nas próximas semanas, relacionados principalmente a regras de registro contábil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.