Descrição de chapéu Bradesco Banco do Brasil

Bradesco e BB lançam Veloe e entram no mercado de pedágio eletrônico

Bancos investem R$ 110 milhões em nova empresa de pagamentos para rodovias e estacionamentos

Trânsito em pedágio na Rodovia dos Imigrantes, em SP
Trânsito em pedágio na Rodovia dos Imigrantes, em SP - Bruno Poletti - 31.dez.2015/Folhapress
Filipe Oliveira
São Paulo

A Alelo, marca de cartões de benefícios controlada por Bradesco e Banco do Brasil, lançou nesta quarta-feira (9) a Veloe, empresa de pagamentos para mobilidade urbana. 

O serviço, que será usado no pagamento de pedágios em estradas e estacionamentos em shoppings, entra no mercado que foi dominado por mais de uma década pelo sem Parar, lançado no ano 2000. 

O setor também despertou interesse do Itaú em 2015, quando o banco comprou 50% da ConectCar por R$ 170 milhões. 

A Alelo investiu R$ 110 milhões em sua iniciativa. A companhia tem planos de injetar mais R$ 190 milhões na nova marca até 2020, diz Raul Moreira, presidente da empresa.

Segundo ele, o serviço será totalmente digital, baseado em uma conta virtual gerenciada a partir de aplicativo.

Com isso, se trará novas possibilidades para os clientes, como deixar que familiares dividam a mesma conta em mais de um veículo, cada um com uma tag (adesivo reconhecido eletronicamente) diferente.

Moreira diz que a Veloe deverá se beneficiar de sinergias com os bancos sócios da iniciativa, que poderão ajudar nas vendas do produto e aumentar sua atratividade.

Isso poderá ser feito, por exemplo, a partir da integração da Veloe com o Livelo, programa de fidelidade também mantido pelos bancos.

O executivo afirma que a visão de futuro da companhia é inserir o sistema da Veloe em todas as situações que incluam um serviço de mobilidade e um pagamento eletrônico.

A empresa oferecerá planos que variam de R$ 4,90 a R$ 19,90 ao mês. Haverá opções que incluem o uso do serviço apenas dentro da cidade e outras para incluirão pagamentos em estradas.

Inicialmente, ela estará disponível para clientes convidados de São Paulo. A Veloe diz ter fechado 24 acordos com concessionárias, o que inclui rodovias estaduais e federais.

Outros clientes poderão contratar o serviço a partir de julho. A expansão começa pelo Rio de Janeiro e, até o final do ano, todas as rodovias pedagiadas aceitarão o novo meio de pagamento, diz a empresa.

A meta da companhia é chegar a 1,5 milhão de clientes até 2020. Atualmente, cerca de 4 milhões de tags para pagamento em mobilidade estão no mercado e fazem 57% dos pagamentos de pedágio.

Moreira, da acreditar Alelo, diz que a entrada da companhia no setor deverá expandir o uso da tecnologia.

Pedágio eletrônico

Conheça as principais empresas

Veloe

Sócios Lançada pela Alelo, empresa que tem como acionistas Bradesco e Banco do Brasil

Planos A partir de julho, oferecerá opções que vão de R$ 4,90 a R$ 19,90 por mês

Sem Parar

Sócios Da empresa STP, que foi vendida pela CCR para a americana Fleetcor por R$ 4 bilhões em 2016

Planos Tem plano pré-pago gratuito para uso em rodovias estaduais de SP e planos mais completos que vão até R$ 21,74. Não cobra adesão 


Conectcar

Sócios Empresa formada em 2015 pela Ultrapar e pela Odebrecht. Em 2015, o Itaú comprou as ações da companhia que pertenciam a segunda

Planos Cobra mensalidade de R$ 19,90 ao mês em seu plano completo e a compra do adesivo sai por R$ 35; clientes Itaucard têm desconto

Move Mais

Sócios Empresa criada pelo grupo Dux, controlador da concessionária SP Mar

Planos Cobra R$ 1,50 sobre o valor do pedágio em cada transação, no caso do pagamento via crédito, com custo de R$ 39,90 de adesão; possui opções pré-pagas

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