Cade aprova venda de unidade de fertilizante da Vale para a norueguesa Yara

A gigante vai poder produzir no Brasil fertilizantes à base de nitrogênio

Funcionário da Vale Fertilizantes trabalhando em montanha de enxofre utilizado na fabricação de fertilizantes
Funcionário da Vale Fertilizantes trabalhando em montanha de enxofre utilizado na fabricação de fertilizantes - 28.dez.2012/Folhapress
Brasília | Reuters

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou nesta quarta-feira (9) a venda de uma unidade de fertilizantes da Vale para a Yara International, permitindo um acordo que levará a gigante norueguesa a produzir no Brasil fertilizantes à base de nitrogênio.

Seis dos sete membros do Cade votaram para aprovar a transação de US$ 255 milhões sem exigir qualquer venda de ativos ou restrições. Um dos membros do conselho, Paula Farani, absteve-se da votação.

A Superintendência-geral do Cade havia aprovado inicialmente a transação em março, argumentando que não daria à Yara uma posição dominante em nenhum dos mercados em que opera.

No entanto, o membro do conselho do Cade João Paulo Resende pediu no mês passado ao conselho do órgão que analisasse mais de perto o negócio, depois que a Petrobras anunciou que hibernaria duas fábricas de fertilizantes no Nordeste do Brasil.

Maurício Maia, o relator responsável pela transação no Cade, disse que ainda é incerto se a Petrobras realmente fechará as operações nas duas fábricas de fertilizantes e está estudando como manter sua presença nos mercados locais de amônia.

Os altos custos de transporte também impediriam a Vale de fornecer amônia a clientes na região nordeste, acrescentou.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.