Centrais de abastecimento relatam volta de mercadorias

A paralisação dos caminhoneiros, que está no seu décimo dia, começou a perder força nesta quarta (30)

Em comboio, caminhões entraram no porto de Santos escoltados por militares por volta das 15h30 desta quarta
Em comboio, caminhões entraram no porto de Santos escoltados por militares por volta das 15h30 desta quarta - Gilmar Alves J.r/Folhapress
Belo Horizonte e São Paulo

Com o arrefecimento do movimento dos caminhoneiros, centrais de abastecimento como Ceasa Minas, em Belo Horizonte, e o Ceagesp, em São Paulo, relataram volta de mercadorias nesta quarta (30). 

A paralisação, que está no seu décimo dia, começou a perder força com a chegada do Exército em rodovias pelo país. Alguns focos de protestos ainda resistem, e alguns manifestantes têm coagido caminhoneiros, o que fez o governo anunciar a criação de um canal para denúncias do tipo.

No Ceasa Minas o abastecimento foi melhor do que nos últimos dias, com 53 caminhões de alimentos chegando na parte da manhã escoltados pela Polícia Militar.

Durante a tarde, caminhões de cereais chegaram sem necessidade de escolta. "Ainda está escasso, mas está começando a regularizar. Deve levar dez dias para voltar tudo", diz Emílio Brandi, diretor-presidente da Associação Comercial do Ceasa Minas.

Ainda havia falta de batata, ovo, abacaxi, alho, maçã e uva, por exemplo. O preço do pimentão disparou 60% desde a semana passada. Os ovos subiram 38%. O reflexo da alta de preços e escassez de produtos foi sentido no Mercado Central, onde o movimento caiu 25% de acordo com o superintendente Luiz Carlos Braga.

Emerson Marcelo, que comercializa ovos de uma granja de Santo Antônio do Monte (MG), estava com a loja fechada desde sábado (26). Nesta quarta, conseguiu metade das 80 caixas de ovos que costuma receber diariamente.

"O prejuízo vai ser enorme", diz. A granja teve que usar parte dos ovos para cozinhar e dar de alimento às galinhas, que já estavam comendo umas às outras devido à fome por falta de ração.

"Está faltando dinheiro e freguês", diz Vitor da Silva, ao ser questionado sobre o que estava faltando na sua loja de frutas nesta quarta. O comerciante diz que os produtos começaram a chegar, mas os clientes não.

Os comerciantes especulam que as pessoas estejam economizando gasolina. "As vendas caíram", diz Marlene Canelone, que comercializa queijos. As lojas de queijos também sentiram o baque, zerando estoques dos produtos que vêm da Canastra, por exemplo. 

SÃO PAULO 

Em São Paulo, a Ceagesp informou que as atividades do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) estão em processo de normalização. Até por volta de 9 da manhã, foi registrada a entrada de cerca de 500 caminhões carregados de produtos diversos vindo de regiões próximas.

Para auxiliar nesse processo, a diretoria da central determinou que os portões do entreposto da capital fiquem abertos para carga e descarga de mercadorias durante 24 horas, até o dia 9 de junho.

A programação do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) para o feriado e final de semana será realizada normalmente.

O Frigorífico São Paulo (FRISP) suspenderá nesta quinta (30), feriado nacional, a venda atacadista de pescados, retornando suas atividades no dia seguinte.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.