Em derrota para Macri, Congresso argentino rejeita aumento de tarifas

Mauricio Macri deve vetar o projeto, o que elevaria a tensão entre Congresso e Executivo no país

Argentinos protestam em Buenos Aires contra as negociações do país com o FMI
Argentinos protestam em Buenos Aires contra as negociações do país com o FMI - Eitan Abramovich/AFP
Buenos Aires

Em meio a duras críticas ao pedido de ajuda do governo argentino ao FMI, a Câmara de Deputados do país, de maioria opositora, aprovou em meia-sanção —significa que a legislação passa agora ao Senado, também opositor— o projeto de lei que busca limitar os aumentos de tarifas.

Os chamados "tarifaços" têm sido realizados pelo governo desde que Mauricio Macri assumiu a Presidência em 2015, para cortar gastos sociais, retirando gradualmente os generosos subsídios do kirchnerismo (2003-2015). São, porém, altamente impopulares.

A votação da última madrugada ocorreu em meio a protestos do lado de fora do Congresso.

A oposição saiu vencedora, por 133 votos contra 94, e rejeitou o aumento que chegaria a 40% em tarifas de gás, eletricidade e luz.

A tensão agora se volta para o Executivo, pois Mauricio Macri já indicou que vetará o projeto, mesmo se for aprovado pelas duas câmaras.

Se isso ocorrer, a tensão entre Executivo e Congresso tende a se elevar, tendo havido, nas últimas semanas, o abandono da aliança governista Cambiemos de parte dos deputados da União Cívica Radical, principal partido da base de apoio de Macri. 

A pressão do lado de fora do Congresso se estendeu durante a noite, e apoiadores dos partidos de esquerda preparam novos atos se Macri vetar a lei de aumentos.

Algo parecido aconteceu no primeiro tarifaço, em 2016, quando o caso foi levado à Suprema Corte, e o governo teve de baixar o teto do aumento pretendido, que chagava a quase 1000% em alguns casos.

Apesar de o tom das ruas ter sido marcado pela rejeição às tarifas, havia muitos cartazes contra o FMI, e o pedido de ajuda foi citado por vários dos deputados que votaram contra o "tarifaço", como o ex-candidato presidencial Nicolás Del Caño, que usou durante toda a tarde, como vários de seus colegas, o cartaz "Não ao FMI" diante de seu microfone.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.