Descrição de chapéu

Coreia busca isenção dos EUA para comprar petróleo do Irã após novas sanções

Arábia Saudita disse que poderá subir produção de petróleo para compensar escassez de oferta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cingapura, Tóquio e Dubai | Reuters

​A Coreia do Sul informou nesta quarta-feira (9) que buscará isenções dos Estados Unidos para comprar petróleo iraniano, um caminho que muitos grandes consumidores devem seguir na esteira de novas sanções dos EUA contra Teerã que podem apertar os mercados mundiais da commodity e aumentar os preços.

O Irã é o terceiro maior produtor de petróleo da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e um dos principais fornecedores, especialmente para as refinarias na Ásia.

Os Estados Unidos planejam impor novas sanções unilaterais depois de abandonar um acordo firmado no final de 2015 que limitou as ambições nucleares do Irã em troca da remoção das sanções conjuntas pelos EUA e pela Europa, que incluíam rigorosas restrições às exportações de petróleo.

As novas sanções dos Estados Unidos incluirão medidas destinadas a seus setores de petróleo e transporte marítimo, com um período de suspensão de seis meses "para permitir que as empresas terminem contratos, encerrem negócios e obtenham seu dinheiro", segundo o Departamento de Estado dos EUA.

"O presidente Trump está claramente articulando que ele tem um desejo mínimo em um acordo alternativo com o Irã", disse Ehsan Khoman, chefe de pesquisa para o Oriente Médio e Norte da África do Mitsubishi UFJ Financial Group.

Durante a última rodada de sanções, o fornecimento de petróleo do Irã caiu cerca de 1 milhão de barris por dia (bpd), mas o país ressurgiu como um grande exportador depois que as sanções foram levantadas em janeiro de 2016.

Desde então, o Irã aumentou a oferta, produzindo 3,81 milhões de bpd em março de 2018, quase 4% da produção global. Suas exportações de petróleo foram, em média, superiores a 2 milhões de bpd no primeiro trimestre deste ano.

Os analistas agora esperam que o fornecimento do Irã caia entre 200 mil bpd e 1 milhão bpd, dependendo de quantos outros países concordarem com Washington.

PRODUÇÃO

A Arábia Saudita anunciou também nesta quarta que poderá subir a sua produção de petróleo para compensar qualquer potencial escassez de oferta, como resultado das novas sanções contra o Irã.

Os preços do petróleo têm sido sustentados pelas expectativas de que Trump iria sair do acordo, que poderia atingir as exportações iranianas de petróleo e alimentar as tensões geopolíticas no Médio Oriente, que abriga um terço da oferta diária de petróleo mundial.

A Arábia Saudita "vai trabalhar com grandes produtores e consumidores dentro e fora da OPEP para limitar o impacto de qualquer escassez de oferta", disse uma autoridade saudita do Ministério da Energia esta quarta-feira, segundo a agência estatal de notícias SPA.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.