Descrição de chapéu Banco do Brasil

Depois do Bradesco, BB também entra no negócio de maquininhas

Banco faz parceria com a Cielo e prevê vender 125 mil 'Bbzinhas' até o fim do ano

BB terá maquininha com marca própria em parceria com Cielo
BB terá maquininha com marca própria em parceria com Cielo - Divulgação
Danielle Brant
São Paulo

O Banco do Brasil decidiu entrar no negócio das maquininhas de pagamento, pouco menos de duas semanas após o Bradesco anunciar o mesmo movimento, disse o BB nesta quinta-feira (10).

Assim como o concorrente privado, o Banco do Brasil terá uma parceria com a Cielo para vender maquininhas com marca própria. BB e Bradesco têm participação societária na Cielo. A meta do Banco do Brasil é vender no mínimo 125 mil maquininhas até o final do ano.

O anúncio foi feito durante a divulgação do lucro do banco no primeiro trimestre. O BB viu seu resultado crescer 20,3% nos três primeiros meses do ano, para R$ 3,026 bilhões.

“A Cielo está no jogo para ganhar. Estamos nos adaptando aos tempos modernos, mas estamos no jogo para ganhar”, afirmou o presidente do banco, Paulo Caffarelli, na apresentação do resultado. “Nossos clientes poderão contratar as máquinas e já sair com elas das agências.”

Num primeiro momento, correntistas do BB e donos de cartões emitidos pelo banco não receberão qualquer tipo de benefício ao usar a maquininha, afirmou Marcelo Labuto, vice-presidente de negócios de varejo do BB.

No setor financeiro, o Santander Brasil é dono da GetNet, e o Itaú Unibanco tem no grupo a Rede.

Labuto afirma que o banco começou a estudar a entrada nesse mercado em janeiro deste ano. O objetivo é diversificar as fontes de receita do banco, capturando parte das taxas cobradas pelo uso da maquininha nos pagamentos, complementou.

“Quando a gente trabalha com pessoa jurídica, é importante deter o fluxo de caixa das empresas dentro do banco, para que a gente consiga desenvolver melhores produtos, soluções de crédito e para que a gente possa atender melhor esses segmentos”, disse Labuto.

Na apresentação, Caffarelli anunciou que o BB vai aumentar de 30% para 40% a parcela do lucro ajustado que será distribuído aos acionistas.

“A gente entende que é nossa obrigação, dentro da expectativa dos nossos acionistas, e também muito importante a questão dos minoritários, retornar para payouts [pagamentos] adequados. Neste ano será de 40%, nos anos seguintes, o tempo que vai dizer”, afirmou Caffarelli.

Em um ano, a carteira de crédito ampliada do banco recuou 1,9%, para R$ 675,6 bilhões. Para 2018, o BB projeta crescimento de 1% a 4% na carteira. 

"Estamos mais preocupados com a rentabilidade do que com o market share. O Banco do Brasil vai continuar perseguindo o seu crédito, um crédito com qualidade, um crédito responsável, mas um crédito com adimplemento", afirmou o presidente do BB.

Ele condicionou a recuperação do crédito à velocidade de retomada do crescimento do país. "Agora observe que essa crise foi a pior crise de todos os tempos, não foi uma crise igual a de 2009, quando você teve concomitantemente à crise o aumento do consumo."

Caffarelli destaca ainda a mudança da carteira, com migração do crédito de grandes empresas para pessoas físicas e empresas de pequeno e médio porte, em empréstimo que têm margem maior.

Ele também comentou a aprovação pela Câmara dos Deputados, na noite de quarta-feira, do Cadastro Positivo.

"A medida é extremamente positiva, que a médio e longo prazo vai trazer melhoria na concessão do crédito, inclusive no tocante ao barateamento do crédito. Não tenho dúvida de que vai ter consequência positiva na concessão do crédito."

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.